Para desenvolver ainda mais a criatividade e outras habilidades nos estudantes, o Autonomia, escola particular em Florianópolis, aposta no Turno Estendido. As atividades, que estimulam raciocínio lógico, inventividade e formação de grupo são oferecidas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1.

turno-estendido

Seja porque você sente que o turno da escola do seu filho ou filha poderia ser um pouco mais longo, ou seja porque você procura uma atividade extracurricular criativa e estimulante, a Escola Autonomia oferece o Turno Estendido. As famílias têm liberdade para escolher qual a frequência e duração da permanência na escola, por meio de duas modalidades com brincadeiras orientadas.

Numa escola criativa como o Autonomia, a ideia é que o Turno Estendido tenha atividades leves, porque as crianças estão saindo — ou ainda vão entrar — no turno regular. Em todas as propostas, buscamos trazer desafios, mão na massa, conteúdos ricos e projetos dinâmicos e flexíveis.

Além disso, o Turno Estendido do Autonomia é multisseriado, ou seja: alunos do Infantil ao Ensino Fundamental 1 estão juntos na mesma turma. Em sua maioria, as crianças variam de 5 a 10 anos — o que já difere do turno regular, nos quais os colegas têm a mesma idade. Trabalhamos competências de várias fases da infância e, assim, todos sentem-se desafiados, cada um a seu modo e demanda.

A variedade na faixa etária também é uma oportunidade pedagógica de interação entre pequenos e grandes. Estudos afirmam que a interação dentro de um grupo heterogêneo é um forte aliado da aprendizagem. As crianças mais velhas, ao explicarem ou ajudarem os mais novos nas atividades mais complexas, acabam se apropriando ainda mais nessas atividades. As crianças mais novas têm nos mais velhos uma importante referência atitudinal e de produção.

No decorrer dos sete anos de Turno Estendido, já trabalhamos com diversos projetos temáticos, que envolviam origamis, reaproveitamento de materiais reciclados, literatura infanto-juvenil, animais do Projeto Transdisciplinar, trabalhos manuais e outras abordagens de uma escola criativa.

Hoje, o Estendido tem um espaço exclusivo e é organizado em ambientes variados. As crianças podem usufruir de diversas ferramentas, como o Canto Simbólico — com kits de casinha, fazenda e supermercado, por exemplo — e a parede musical, cheia de instrumentos. Estas atividades começam e terminam no mesmo dia, mas seguem um fio condutor a longo prazo.

Em 2022, teremos novidades no formato. Para diferenciar os dois turnos, desenvolvemos um eixo temático que nos guiará o ano todo: raciocínio lógico matemático por meio de jogos.

"A proposta não é só pegar um jogo pronto e jogar. Vamos inventar jogos, criar regras, usá-las, registrá-las, apresentá-las… É aí que entra a criação, o exercício da criatividade e do raciocínio", comenta Silvia Kawassaki, coordenadora da Educação Infantil e do Turno Estendido.

Tornar-se craque em determinado jogo, pensar estratégias para vencer desafios e exercitar o espírito esportivo são outros aspectos favorecidos pelos jogos. Trabalhar fundamentos matemáticos fará com que as crianças tenham mais preparo para lidar, no futuro, com situações de lógica aplicadas ao cotidiano. Linguagem de programação, organização financeira e decisões de estudo serão áreas beneficiadas pelo novo formato do Turno Estendido.

Os jogos também ampliam a forma de exercitar o raciocínio lógico de maneira divertida, dinâmica e criativa. Contagem, regras e medidas mudam de forma quando estamos jogando dominó, canastra ou mesmo o recente Ter.moo, não é?

Assim, ao aplicarmos noções de lógica para jogos, aproveitamos momentos de brincadeira para estimular e aprofundar outras habilidades. Os estudantes poderão conceber ideias, registrar normas e apresentar propostas para os colegas não só do Turno Estendido, mas também do regular. Uma escola criativa, integrada e inovadora é assim.

Além do Turno Estendido, a escola oferece Oficinas Extracurriculares, realizadas em parceria com empresas de Florianópolis. A cada ano, consideramos a demanda dos estudantes para disponibilizar atividades culturais, esportivas, de expressão corporal, de tecnologias e de idiomas.

Normalmente, as oficinas acontecem no período do almoço ou após o turno vespertino, sempre no espaço da escola. Já promovemos teatro, balé, robótica, xadrez, skate, coral, capoeira e futsal. São oportunidades de socialização, de aprofundar-se em habilidades com todo o cuidado e atenção característicos da maneira da Autonomia lidar com seus alunos. Quanto mais desenvolvimento de outras habilidades além das ofertadas em aula, melhor.


Filipe Gattino (Diretor/Educação Infantil e Fundamental 1)
Silvia Kawassaki (Coordenadora/Educação Infantil e Turno Estendido)