Na Escola Autonomia, o uso de tecnologias educacionais é um dos diferenciais para o alto índice de aprovações em universidades. Por aqui, firmamos parcerias com plataformas e aplicativos de estudo para revisar, aprofundar e ampliar o conhecimento de matérias do Ensino Médio.

tecnologias_em-1

Apesar das dificuldades do ensino remoto nos processos de aprendizagem, as tecnologias educacionais são recursos positivos no Ensino Médio. Quando bem utilizadas, elas servem como apoio pedagógico, ampliam o repertório dos estudantes e funcionam com agilidade na correção de redações e simulados, por exemplo.

Na Escola Autonomia, uma das melhores escolas no Enem em Florianópolis, prezamos pelo contato presencial, por meio de projetos criativos e intervenções físicas à "papel e caneta" no ambiente escolar. Entretanto, não abrimos mão das tecnologias. No Ensino Médio, firmamos algumas parcerias que mesclam virtual e analógico para criar um ambiente propício para atingir aprovações em universidades.

Letrus: A Letrus usa Inteligência Artificial (IA) para correção de redações com base nas competências do Enem. O estudante envia a redação no aplicativo, e o conteúdo é corrigido em duas etapas: a primeira por IA e a segunda por um corretor humano. Assim, o estudante desenvolve a capacidade de escrita focada para o Enem e suas especificidades. Na Escola Autonomia, usamos o aplicativo para 1ºs anos de Ensino Médio.

Evolucional: Também voltada para o Enem, a plataforma realiza simulados on-line e presencialmente. O diferencial é a correção por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado no Enem. Ao bolarem os simulados, as questões serão corrigidas já levando em consideração seus níveis de dificuldade — fácil, médio ou difícil. Assim, o estudante de escola de ensino médio tem noção real de como será sua performance na prova.

"Conseguimos olhar para o desempenho individual por vários ângulos: por área do conhecimento, por competência, pelo conteúdo… Quando a gente compara o Enem de verdade com os resultados do Evolucional, fica sempre muito parecido.", comenta Renata Plucênio, coordenadora do Ensino Médio Autonomia.

Além da precisão, o Evolucional é ágil e completo. Os resultados dos simulados saem na mesma semana da aplicação das questões, com dados sofisticados de análise e ranqueamento. A plataforma trabalha com milhares de escolas, o que significa que estudantes de todo o Brasil estão realizando o mesmo simulado e podem comparar resultados.

Ademais, as 180 questões têm vídeos explicativos com a resolução dos problemas — essencial para revisar o que precisa ser melhorado para a tão almejada aprovação em universidades.

Studos App: O Aplicativo Studos é um banco de questões de vestibulares brasileiros. Lá, encontram-se perguntas realizadas em provas da UFSC, Enem, Fuvest e UFRGS, por exemplo. Na Escola Autonomia, os professores usam o aplicativo para criar repertório de listas de exercícios com os conteúdos programáticos de todo o Ensino Médio, mas os estudantes também aproveitam a plataforma para estudar de forma autônoma. 

"Um ponto positivo do Studos é que o aluno de uma escola de Ensino Médio pode usar como quiser. Ele coloca o objetivo de nota no Enem, por exemplo, e a plataforma vai sugerindo listas, dizendo no que ele precisa melhorar. Para estudar em casa, é perfeito", explica João Marcos, diretor do Fundamental 2 e Ensino Médio.

Curso Mais Online: Focado no processo de redação do Enem e de outros vestibulares (como UFSC e Fuvest), o Curso Mais é a parceria mais recente do Autonomia. A partir do ano letivo de 2022, os estudantes farão redações semanais, que serão corrigidas pela plataforma por mais de uma pessoa. São apresentadas propostas diferentes de acordo com cada banca de vestibular, que avaliam diferentes competências. Assim, o resultado é o mais preciso possível, aumentando as chances de aprovação em universidades.

O Curso Mais também disponibiliza materiais de apoio para as redações, como leituras sugeridas, vídeo aulas e outros recursos que aumentam o repertório cultural dos estudantes. Além disso, os textos enviados ao longo do ano são estocados em um banco de redações, para que os alunos e alunas consigam ver a evolução das notas e competências.

Moodle: Acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, o Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que funciona como uma extensão da sala de aula. No Autonomia, o Moodle é utilizado de duas formas: como repositório de materiais didáticos e como ambiente independente.

Na última função, o uso ultrapassa as matérias do Ensino Médio e o horário das aulas. Os professores iniciam fóruns de discussão, postam leituras adicionais e vídeos com conteúdo complementar para aprofundar e ampliar a experiência escolar dos estudantes.

No Novo Ensino Médio, as tecnologias não ficarão de fora. Cada curso dos Itinerários Formativos terá seu próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem com os recursos adequados. Entretanto, considerando que a Formação Geral Básica é o ponto de encontro de todos os estudantes, o objetivo é focar nesse segmento para inovar a abordagem dos conteúdos programáticos. Se há dificuldades do ensino remoto nos processos de aprendizagem, também há inovação e desenvolvimento.


João Marcos Joaquim (Diretor/Fundamental 2 e Ensino Médio)
Renata Plucênio (Coordenadora/Ensino Médio)