PROJETOS 1º SEMESTRE
Projeto: AVENTUREIROS DA NATUREZA!
Professor: Ana Paula Martins da Cunha
Turma: I1M
Este projeto tem como objetivo despertar nas crianças a curiosidade e a compreensão da presença da natureza em nosso litoral. Neste início de ano
onde o calor se fez presente na rotina das crianças a água foi um elemento muito apreciado em nossas vivências.
Surgiram muitas brincadeiras com água ( lavar bonecas, carrinhos e até tomar banho de mangueira…), conversas sobre passeios nas praias, banho de piscina eram recorrentes no grupo e muitas crianças trouxeram fotos destes momentos para socializar com o grupo.
Esta “aventura” irá proporcionar aos nossos pequenos a percepção da importância da água em nossa vida e conhecer os seres vivos presentes na mesma. Explorar a importância da água para os seres vivos e conhecer um pouco mais do nosso litoral será uma grande aventura para o Infantil 1M!
Projeto: DA IMAGEM À AÇÃO
Professor: Rozane Maria Vieira Garcia
Turma: I1V
O Projeto pretende, através de histórias, desenvolver a linguagem oral. É estimulando a imaginação, atenção e a organização do pensamento através de leituras de imagens, que pretendemos favorecer a ampliação de repertório. E, através de exercícios específicos, favorecer e possibilitar a estrutura da fala para boa articulação das palavras.
Projeto: O PARQUE É NOSSO
Turmas: I2M e I3M
Professoras: Raquel Barros e Giselda Motta
A proposta é estimular as crianças através de pequenas intervenções e construções a se apropriarem e ressignificarem o espaço coletivo da Educação Infantil, o parque é nosso! Torná-lo além de um lugar de brincadeiras espontâneas, uma extensão da nossa sala, criando espaços de aprendizagens dirigidas, produzindo arte e diversas experiências significativas para os grupos; convivendo, brincando, explorando e aprendendo...
Projeto: PÉ NA TERRA
Turma: I2V
Professora: Clarissa Motta
Este projeto tem como objetivo propiciar às crianças a percepção, vivência, experimentação e aprendizagem dos sentidos da Natureza. Nesse projeto, os alunos brincarão em um espaço onde há natureza, no qual o corpo é vivido nas delicadezas, nas durezas, nas asperezas, nas sutilezas dos toques, dos sons, dos cheiros, dos olhares, dos gostos. Ampliaremos os limites de descobertas feitas pelas crianças, deixando-as sem limites para a experimentação.
Desenvolveremos os cuidados com a natureza e o ambiente em que vivemos.
Projeto: O CIRCO CHEGOU!
Turma: I3V
Professora: Priscyla Silva Queiroz
O projeto tem como objetivo proporcionar espaços de interações a fim de ampliar o modo que as crianças percebam a si mesmas e ao outro. O circo contempla uma parte importante da cultura de movimento dos seres humanos sendo capaz de encantar as crianças por inúmeros motivos, dentre os quais merecem destaque o encanto estético, o potencial simbólico e a diversidade de práticas artísticas e corporais possíveis de se vivenciar. O projeto de intervenção será organizado a partir de quatro personagens para melhor apresentação e apropriação dos campos de experiências. São eles: o palhaço, a equilibrista, o malabarista e a trupe.
Projeto: O QUE VEJO POR AÍ...
Turma: 1M
Professora: Simone S. Alvares
Através da sensibilização do olhar, do mundo que nos envolve e nos rodeia este projeto despertará a percepção do universo letrado que permeia nosso dia a dia, possibilitando intervenções coletivas, individuais, sociais e transformando imagens e acontecimentos em possibilidades de ampliação de repertório oral e representação gráfica.
A linguagem vai além da codificação e decodificação de símbolos. Não lemos apenas palavras. Lemos imagens, sensações, atitudes. Temos a capacidade de interpretar o que acontece pelos caminhos, pelas idas e vindas do nosso cotidiano.
Os alunos serão instigados a observar o trajeto casa/escola e captar através dos textos e/ou imagens ali presentes, informações que serão trabalhadas em sala desvendando histórias e identificando as mais variadas ações comunicativas .
Projeto: LEITURAS DE RUA
Turma: 1V
Professora: Tatianne Alves de Campos
Este projeto tem como objetivo despertar para as linguagens urbanas e sua importância para a coletividade, bem como os textos visuais circulam no cotidiano das crianças do 1 ano.
A ideia é promover o letramento e mobilizar os olhares para o mundo lá fora de forma colaborativa.
As ruas apresentam um espaço rico de compartilhamento de informações, de cultura urbana, onde a escrita se manifesta de alguma forma, revelando um espaço de grande socialização, de formar e informar constantemente.
Projeto: COMO VIVIAM OS HOMENS DAS CAVERNAS?
Professora: Yvelise Ouriques Torquato
Turma: 2M
Disciplina: Língua Portuguesa
Dando continuidade ao trabalho de alfabetização dessa turma, as questões e histórias trazidas para a “roda”, sobre o início da escrita e a necessidade de contagem, interessam cada vez mais o grupo.
Ficaram seduzidos!
Estamos exploramos juntos, em vários momentos: imagens, vídeos, documentários e livros.
As perguntas são muitas. Para encontrar tantas respostas, está sendo organizado “O canto da pesquisa”, onde o mesmo terá as vistas, as mais diversas formas de registros, realizadas pelos alunos.
Projeto: DO BARRO AO COMPUTADOR:
A EVOLUÇÃO DOS MATERIAIS ARTÍSTICOS
Professora: Monique Fonseca
Turma: 2M
E o que aconteceu com as artes ao longo das transformações tecnológicas?
Desde os primórdios, a história do Homem está interligada a materiais e técnicas. Essa ligação é uma soma de todos os materiais que inventamos ou descobrimos, manipulamos, usamos desde da Idade da Pedra até os dias de hoje.
É visível a influência e a troca produtiva entre a Arte e a Tecnologia. A cada advento tecnológico, as atividades artísticas se adaptaram, se modificaram e até surgiram novas atividades. Dos desenhos em cavernas e rochas feito de barro, o carvão, tonalidades diferentes de areia, musgo, ceras de plantas e uma ou outra tintura natural, a invenção do papel, da imprensa, a fotografia até o surgimento do computador e os aplicativos.
Mas o que é importante e constante ao longo de todo esse fervilhar artístico: é a mensagem. Ainda que surjam muito mais opções materiais de se criar arte, a mensagem a ser transmitida ainda é de responsabilidade de quem faz, e a ele cabe saber o que dizer e como dizer. Por isso se enriquecer culturalmente para ter o que falar com seu lápis, ou com seu Photoshop, etc.; é de fundamental importância.
É preciso mais do que nunca alimentar nossos alunos com conhecimento e experiências enriquecedoras. E a sabedoria adquirida pelo conhecimento da história da evolução dos materiais e com a vivência prática de diferentes técnicas, gera grandes resultados tanto no papel como no fazer digital.
Projeto- O MUNDO NA SALA DE AULA
Professora: Andreia Toledo
Turma: 2V
Disciplinas: História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática e Artes
O projeto tem como proposta de trabalho Cantos de Estudos Diversificados. A sala de aula passa a ser um espaço pedagógico onde os indivíduos compartilham, constroem, modificam e interagem. A aula, nesse novo contexto, deverá ser um fórum de debates de negociações e concepções, espaço de representações e conhecimento compartilhado.
A arrumação da sala em cantos de estudos proporciona também um importante aprendizado para as crianças, o da transformação do próprio ambiente e da descoberta de que muitos mundos cabem numa única sala de aula.
Preparem-se, abram os olhos, ampliem a mente e entrem para ver o mundo dentro da sala de aula. Na verdade, não só para vê-lo, mas para vê-lo e transformá-lo. Para melhor. Porque a sala de aula do 2० vespertino, vai ficar do tamanho do mundo.
Projeto: ARTE E EMOÇÃO
Professora: Monique Fonseca
Turma: 3M
Precisamos trabalhar as emoções e os sentimentos com nossos alunos. Ao fazê-lo, lhes permitimos melhorar a autoestima e o autoconhecimento. O primeiro passo é ajudá-los a reconhecer as emoções.
A arte pode auxiliar no processo de identificação das emoções e dos sentimentos. Através de imagens é possível mostrar às crianças os significados das emoções e dos sentimento.
A obra de arte como ferramenta-chave que pode e deve ser interpretada para a compreensão do que seus protagonistas transmitem. Fato é que as obras de arte nos levam a lugares, momentos e histórias pessoais. Podem evocar muitas emoções. Podem exaltar o amor, mostrar o medo, exaltar a alegria ou demonstrar a tristeza e o desamparo.
É desejo motivar e orientar a leitura de imagens, para que se tornem capazes de reconhecer o que sentem e melhor canalizar as emoções para uma melhor resolução dos problemas.
Projeto: EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Professora: Tatianne Alves de Campos
Turma: 3M
Disciplina: Matemática
O projeto tem como objetivo principal trazer a matemática do nosso cotidiano para as atividades com vivências significativas para o grupo. Conhecer como o homem se relaciona com questões como: troca, compra, venda, troco, necessidades, consumo serão os pontos de partida para a proposta de trabalhar com a ECONOMIA. Este termo possibilita uma infinidade de atitudes e reflexões, para repensar atitudes, ações e conversas sobre o consumo, na intenção de contextualizar situações vivenciadas que favoreçam a formação de indivíduos críticos e autônomos, despertando a consciência para evitar os desperdícios e ao consumo exagerado e desnecessários.
A construção do cofre contará com o apoio das famílias, onde a valorização das moedas do troco será trabalhada. Com as moedas guardadas, a proposta será os agrupamentos dos centavos, dos reais com registros das operações envolvendo adição, subtração e noções de multiplicação.
PROJETO: MÁQUINA DOS SONHOS
Professora:Tatianne Alves de Campos
Turma: 3M
Disciplina: Língua Portuguesa, Ciências, História
O projeto iniciou a partir do vídeo “Rua das Tulipas”, onde um grande inventor era acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua. Após ver a felicidade de todos seus vizinhos descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa, a dele mesmo.
O filme e as propostas têm como propósito levar ao pensar sobre: sonhos, metas, felicidade, pesquisa, da valorização da ciência (inventos), a tecnologia, ações criativas, solidárias que possam atingir muitas pessoas no espaço escolar, e se possível ultrapassar os muros da escola.
Projeto: INVENTORES PELO MUNDO
Turma: 3V
Professor: Filipe Gattino Nogueira
O objetivo do projeto é conhecer como os autores de outros países fazem para conquistar seus leitores. Como são as personagens? Como apresentam os ambientes? Como descrevem as tramas? Faremos uma viagem pelo mundo lendo histórias tradicionais de vários países para, finalmente, inventarmos a nossa história.
Projeto: O CÉU LÁ FORA!
Professora: Lucélia Damas Marques de Oliveira de Aguiar
Turma: 4M
Disciplina: Ciências, Língua Portuguesa, Estudos Sociais
A intenção é pesquisar sobre as implicações do Tempo atmosférico no cotidiano das pessoas.
Desde os primórdios da humanidade, o monitoramento do clima foi essencial para a sobrevivência e evolução humana. Hoje, saber sobre as condições climáticas, influencia diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Ele é decisivo na roupa que vestimos, no percurso que decidimos tomar, na escolha dos destinos de viagem ou na época do ano em que escolhemos fazer viagens, nas condições dos locais onde determinados eventos tomam lugar, na época das colheitas e até mesmo nas nossas variações de humor.
Projeto:ARTE PARA VIVENCIAR
Professora: Monique Fonseca
Turma: 4M
Encontros realizados, trabalhos prontos! Mas, faltou uma coisinha? O que fazer com todas as produções do grupo? É hora de planejar uma exposição!
Antes disso tudo é preciso conhecer o universo dos museus e das exposições de arte.
Investigar, ganhar intimidade com o tema e reconhecer a importância das instituições culturais para cidade é o objetivo do Projeto Arte para Vivenciar.
Todas as civilizações criaram modos de expor seus objetos, fossem essas exibições realizadas dentro das cavernas, de templos ou de palácios. A verdade é que o homem foi desenvolvendo modos de exibir sua produção de uma forma organizada. Aos poucos se formou todo um processo que conduziu à formação dos museus. Para expor os objetos era preciso organizá-los: por período, tipo, estilo ou tema. Assim, nasceram os museus históricos e, posteriormente, os temáticos. Hoje temos até museus virtuais!
Uma boa exposição começa com um bom projeto e quanto melhor planejada, mais fácil será a montagem e realização. O primeiro passo é a definição do tema (o que expor?), o público (para quem?), o local (onde?) e a duração (quando e por quanto tempo?). É também importante entender que as exposições contam com equipes e profissionais que cuidam de cada etapa. Curadoria, pesquisa, setor educativo, produção e montagem.
Projeto: AMAR
TURMAS: 1V, 2V, 3V e 4V
PROFESSORES: Tatianne Alves de Campos, Andréia Cotta Toledo e Filipe Gattino Nogueira e Elaine Cristina Rodrigues dos Santos
O projeto “Amar” nasceu com a finalidade de aprofundar conhecimentos sobre os ecossistemas da Ilha de Santa Catarina e aprender a preservar os espaços naturais, conhecendo formas de se relacionar com os ambientes e animais que ali habitam de uma maneira mais consciente e sustentável.
Assim sendo, cada um dos grupos envolvidos (1°, 2°, 3° e 4° ano) se aprofundam em uma parte dos estudos sobre esses ambientes. Vários dos conteúdos propostos nas diversas áreas, visam uma relação mais próxima e respeitosa com a natureza que nos cerca, trabalhando o despertar da consciência da importância da preservação desses ambientes. Queremos com isso, discutir possibilidades de ações cotidianas e continuas, sempre avaliando as atitudes que levam a degradação e uso inadequado dos recursos disponíveis.
Sendo um projeto coletivo, depende grande parte das ações coletivas como aulas, experimentos e palestras que são compartilhadas com os outros grupos. Assim, grande parte das habilidades que precisam ser desenvolvidas, além dos conteúdos escolares formais, consistem em aprender a lidar com as diversidades das situações, fazer planejamentos coletivos, colocar-se em posição dos diferentes públicos, pensar estratégias para solucionar possíveis conflitos e contradições, estreitar a relação entre o mundo das ideias e o das possibilidades, entre outros. Isso se dá através da liberdade e autonomia na elaboração das propostas sempre com o acompanhamento da professora e auxiliares.
O processo consiste em: planejar, discutir, executar e avaliar os resultados, fazendo as adequações sempre que necessário. Com isso, esperamos que os alunos se vejam como sujeitos do processo de construção de conhecimentos e da transmissão dos mesmos.
Projeto: DEVORADORES DE LIVROS
Professora: Elaine Cristina Rodrigues dos Santos
Turma: 4 V
Disciplina: Língua Portuguesa
O projeto “Devoradores de livros” tem como principal objetivo desenvolver o gosto pela leitura e escrita e o entendimento da necessidade do desenvolvimento dessas habilidades como ferramentas poderosas no campo do conhecimento.
Para o 4° ano, além de trabalhar a importância da leitura e da escrita em todas as áreas do conhecimento, os “Fazedores de livros” terão a oportunidade de conhecer e experimentar o processo de produção de um livro, desde a sua escrita, revisão, ilustração, diagramação e impressão, verificando todas as etapas do processo. Com isso, pretendemos que os alunos sintam-se estimulados a conhecer e criar histórias, desenvolvendo as habilidades de leitura e escrita tão necessárias para o seu desenvolvimento intelectual.
Projeto: ARTE E NATUREZA
Professor: Monique Fonseca
Turma: 2V, 3V e 4V
Disciplina: Artes
A natureza é material de Arte? Como? Quando?Como a Arte pode discutir questões ambientais?
Pensando na criatividade, dificilmente se encontra fonte mais inspiradora que a natureza, pela diversidade das paisagens. Não é difícil de lembrar lendas, poesias, músicas e imagens artísticas que lhe devam homenagem.
As atividades de expressão como o cinema, teatro, dança, fotografia, música e artes plásticas enquanto registro das sensações vividas na natureza desempenham um importante papel no despertar de consciências e sensibilidades para a proteção da natureza.
Abordar a natureza pela vertente da criatividade e como fonte de inspiração para atividades de expressão é o que propõe o movimento artístico Eco-arte. Tipo de arte contemporânea criada por artistas que se preocupam com a situação local e global do ambiente.
A ideia é trazer para o ateliê o assunto Eco-Arte de modo que todas as atividades propostas funcionem como um instrumento de reflexão sobre a vida de nosso planeta. Também é um desafio trabalhar com leituras de obras que não sejam vistas apenas como meras ilustrações para os temas, mas como obras que estabeleçam diálogo com eles tanto pela técnica tanto pelas mensagens expressas. O projeto é pautado no fazer, na experimentação e na pesquisa de diversos materiais e superfícies inéditas que a Eco-Arte mostra. A arte nas paisagens.
Mais do que apresentar uma corrente artística aos alunos e desenvolver atividades em torno da mesma, o principal objetivo deste projeto, passa pela tentativa de demonstrar que, através de uma forma de arte se interiorizam aprendizagens; se vivenciam novas situações e se melhoram e se desenvolvem novas formas de estar e interagir com a natureza.
Projeto: ENTRE PALAVRAS
Professor: Gabriela Lontra
Turma: 5M
Disciplina: Língua Portuguesa
O projeto tem por objetivo a reflexão sobre as diferentes linguagens usadas na comunicação e sobre oralidade e escrita. Os alunos mergulharão no mundo das letras, trabalhando com a grafia e o significado das palavras e percebendo os sentidos explícitos e implícitos que o autor pode dar a seu texto.
Depois de semanas intensas e da leitura do livro “Como viver para sempre”, de Colin Thompson, a turma vai criar um jogo, para mostrar aos colegas da escola como aprender pode ser divertido.
Projeto:O ARTISTA, ANTES DE TUDO, É UM EXPLORADOR!
Professor: Monique Fonseca
Turma: 5ºanos
Disciplina: Artes
Os artistas e os exploradores, os pesquisadores e até os cientistas exploram o mundo e de forma bastante semelhantes. Todos observam coisas e fatos da vida e do ambiente. Eles coletam, analisam, comparam e documentam suas impressões.
O que é preciso para ser um artista e explorador do mundo? Ser observador, curioso, fazer conexões, ser sensível, fazer anotações, desenhar, planejar…
A proposta para os 5º anos é a de realizar diversas experiências que ajudem ampliar o olhar de cada um sobre os processos criativos dos artistas ao longo do tempo. Como também a experimentação de diferentes formas de documentação e produção criativa sobre essas observações.
Projeto: PAISAGEM COM GENTE DENTRO!
Turma: 6ºs anos
Professora: Adriana Serpa
Disciplina: Ciências
O projeto estimula que os estudantes pratiquem a metodologia científica, baseada na pesquisa, para estruturar e significar o seu conhecimento. Além de melhor entender as relações ambientais, sociais, econômicas e culturais que se estabelecem nos diversos biomas brasileiro. Fazendo com que o estudante construa uma identidade cultural com o nosso povo, conhecendo mais da cultura brasileira em diferentes regiões do país e valorizando-a enquanto riqueza nacional.
Projeto: ENXERGAR O INVISÍVEL!
Turma: 8ºs anos
Professora: Adriana Serpa
Disciplina: Ciências
O projeto tem como objetivo estimular os alunos e alunas a significar e enxergar as interações que estes estabelecem com o mundo, através da vivência da prática científica, além de desenvolver a explicação e argumentação no processo de estruturação do pensamento científico. Ao desenvolver o estudo químico da matéria, uma das barreiras do processo de ensino aprendizagem é a necessidade de se enxergar entidades muito pequenas e distantes do cotidiano do aluno. Geralmente, durante a vida escolar eles são estimulados a perceber e trabalhar com grandezas matemáticas de grandes escalas e facilmente mensuráveis como quiilo, gramas e metros. Através da modelagem científica o aluno tem a oportunidade de se apropriar de ferramentas das ciências para melhor interpretar e estabelecer seu conhecimento de entidades que são mensuráveis em escalas pequenas como os átomos e moléculas.
Projeto: O SUPERMERCADO LÁ DE CASA!
Turmas: 5ºs anos
Professora: Joceliane Londero Ventura
Disciplina: Matemática
Um supermercado é um palco imenso de relações entre a prática e conteúdos escolares.
No projeto " O supermercado lá de casa"!, as turmas de 5ºs anos farão pesquisas, vivências e trarão experiências para sala de aula, que serão problematizadas e estarão alinhadas com vários conteúdos de matemática.
Trabalharão com as quatro operações, problemas matemáticos, sistemas de medidas, geometria e ainda discutirão sobre as relações de consumo.
Projeto: DA LETRA À TELA
Turma: 5V
Professor: Ailton Pereira
Disciplina: Língua Portuguesa
No projeto Da letra à tela, os alunos do quinto ano estão pensando nos vários processos de escrita e imagem que englobam o fazer literário e o fazer cinematográfico. Quais são os trânsitos e diálogos de uma prática a outra? Nesse momento, os estudantes imaginaram-se diretores de cinema e escreveram a sinopse de sua obra prima cinematográfica, depois, pensando em processos de representação texto/imagem, produziram os cartazes de divulgação do filme.
Outro estudo está nos próprios equipamentos e tecnologias que permitem a prática dessas produções.
Projeto: PRÓXIMA PARADA: AMÉRICA LATINA
Professor: Janaína Benincá
Turma: 8ºs anos
Disciplina: Geografia
Durante o trimestre iremos conhecer um pouco da história e geografia da América Latina. A região é muito rica de culturas e histórias. Contudo, é marcada pela existência de profundas desigualdades sociais. Essas desigualdades estão expressas nos diversos indicadores sociais e econômicos de cada país, como nas taxas analfabetismo, na renda dos habitantes e na expectativa de vida da população. Muitos historiadores apontam que o subdesenvolvimento dos países da América Latina tem origem histórica e está ligada ao seu processo de colonização. Vamos estudar, conhecer e debater um pouco mais sobre quem nós somos e quem são nossos irmãos latino-americanos.
Projeto: FOTOGRAFÍSICA
Professor: Arthur Ferraz
Turma: 9°s anos
Disciplina: Física
Fotografar é uma ação que nos possibilita registrar momentos únicos em diversos lugares e situações por diferentes olhares. Assim como uma fotografia, os conhecimentos da Física foram estruturados com base em diferentes observações e percepções do mundo natural, feitos por pessoas em contextos distintos.
Sob essas perspectivas, o projeto ‘Fotografísica’ buscará promover situações nas quais os estudantes poderão ampliar percepções sobre o mundo natural e tecnológico. O projeto será conduzido por meio de desafios nos quais os estudantes terão que, a cada semana, fazer fotografias de fenômenos, situações ou conceitos que são explicados pela física. O objetivo, portanto, será estimular a criatividade dos estudantes e criar condições para que eles percebam e compreendam as construções da física na natureza e no cotidiano.
Projeto: ATELIÊ VIVO - ARTE, EXPERIÊNCIA E AFETO
Professor: Monique Fonseca
Turma: 9ºanos
Disciplina: Artes
O foco do Ateliê Vivo, projeto anual de Artes - 2018 dos 9ºanos estará na escolha do que cada um quer produzir artisticamente nos encontros semanais.O projeto permitirá a livre escolha dos aluno sobre o trabalho que irá realizar nas aulas de artes. Isso quer dizer que poderá definir os materiais que irá usar, quanto tempo dedicará a sua produção e que fará e como o realizará.
Os alunos compartilharão o espaço, materiais, ideias e conhecimentos artísticos; no entanto, muitas vezes, produzirão trabalhos diferentes, favorecendo o desenvolvimento de seu próprio percurso criativo.
O Ateliê Vivo, permitirá a cada um administrar seu percurso criador, percebendo no decorrer do ano que uma produção surge a partir de experiências de produção anteriores. Portanto todo trabalho exigirá desenvolver atitudes autônomas frente à sua própria produção e as dos outros.
Nos encontros no ateliê os alunos terão que desenvolver trabalhos nas modalidades de desenho, pintura, construção, fotografia e instalação.
A diversidade e simultaneidade de questões sobre as modalidades, suas produções, temas que irão desenvolver será importante para perceber que as dúvidas e certezas trazidos pelo grupo vão se transformar e ampliar seus conhecimentos.
Todas a variedade de experiências serão valorizadas. O importante será sentirem-se inspirados pelas atividades propostas. Soltar a criatividade.
Projeto: MUROS E CERCAS E SEU SIGNIFICADO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO
Professor: Janaína Benincá
Turma: 9ºs anos
Disciplina: Geografia
Identificar as distribuições de cercas e muros em diferentes períodos e espaços, analisando as diferentes motivações para sua edificação e buscando entender as noções de território, fronteira, estado nacional e segregação espacial. Identificar as possíveis repercussões e significados destas barreiras.
Projeto: A INFORMAÇÃO E A CULTURA
Professor: Ailton Pereira Júnior
Turma: 9ºs anos
Disciplina: Língua Portuguesa
Nesse projeto, os estudantes deverão identificar as diferentes manifestações culturais da cidade de Florianópolis. Conhecer, verificar e refletir sobre os diferentes gêneros discursivos de uma revista e como a informação não é veiculada de forma neutra. Entrevistar artistas da cidade que trabalham com cultura e escrever artigo de opinião sobre temas centrais da cultura. Para assim, no final, elaborar um revista da turma, com todas as produções realizados durante o projeto. Pensar na informação, na estética, no contexto, na pesquisa, no público algo, na relevância do conteúdo.
Projeto: FORA DO SEU QUADRADO!
Professoras: Danielle Kives, Lucélia de Aguiar, Tatiane Alves.
Turmas: 9os, 4os e 3os anos
Disciplina: História
Em história, revolução significa um conjunto de transformações sociais. Em específico na Revolução industrial, as mudanças aconteceram na relação do homem com o tempo, o espaço, a organização do trabalho e o consumo. Cada operário passou a realizar um trabalho específico, com horários rígidos e num espaço definido (no seu quadrado).
O trabalho das mulheres e crianças tinha uma remuneração menor e a exploração do trabalho infantil foi constante.
E como conversamos com esse conteúdo na atualidade? Como sair do seu quadrado? Como são fabricados os produtos que consumimos? Ainda existe exploração do trabalho infantil?
Essas são algumas das problemáticas do projeto que acontecerá fora do quadrado, fora do espaço cotidiano, com grupos de pesquisa de diferentes turmas.
Projeto: NARRATIVAS DA DESIGUALDADE: ATINGIDOS POR BARRAGENS E PELO DESFAVELAMENTO
Professora: Rafaella Machado
Turmas: 2ºs anos EM
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Este projeto pretende apresentar às e aos estudantes as narrativas de pessoas atingidas por processos de desigualdade social, sejam eles direta ou indiretamente relacionados a grandes empreendimentos e à economia de modo geral. O objetivo deste projeto é que as e os estudantes percebam os diversos discursos e pontos de vista sobre narrativas que são publicizadas como únicas. Além disso, esse projeto culminará na elaboração de documentários elaborados pelas e pelos estudantes, mostrando como as narrativas são diversas e podem ser apresentadas de diversas formas, dependendo do interesse.