PROJETOS
O desenvolvimento de Projetos permite viver uma escola alicerçada na vida cotidiana. Estimula a apropriação dos procedimentos de estudo, pesquisar, observar, analisar, selecionar, relacionar, sintetizar criticamente e a busca de soluções para as questões que instigam e provocam diante de todas as informações que recebemos diariamente.
E aqui acontece:
I1M
Projeto: É aqui que eu moro
Clarissa Motta
O grupo do Infantil 1M demonstra grande interesse pelas histórias que envolvem monstros, lobos e bruxas. O medo, nesta faixa etária, envolve e faz com que as crianças se interessem, ainda mais, pelo faz de conta e se transportem para o mundo imaginário onde tudo é possível. É através da literatura que resolvemos nossos conflitos e compreendemos nossas emoções.
Em nossa ilha, existem várias lendas sobre bruxas. Histórias, folclore, literatura lúdica de Floripa! Como a história dos Pontos Turísticos, Artistas Ilhéus, Músicas Folclóricas, Boi-de-mamão, as Bruxas da Ilha, Lobisomem, Piratas e outras do universo ilhéu.
É através das experiências e vivências que cuidamos e valorizamos aquilo que conhecemos e admiramos. Refletindo sobre este pensamento, acreditamos que, desde pequeno, é importante conhecer e se sentir pertencendo a este lugar que é nosso. Mesmo que nossos pais não sejam daqui, só vamos valorizar e defender estes espaços se nos apropriarmos da história de nossa ilha.
Acreditamos que as crianças, desde bem pequenas, podem e devem conhecer o espaço e as tradições do lugar onde vivem, e, junto com isso, levar este aprendizado para as pessoas com quem convivem fora da escola.
I2M
Projeto: “Que histórias contam o lugar que vivemos?”
Raquel Barros
Só cuidamos e valorizamos aquilo que conhecemos e admiramos. Refletindo sobre este pensamento, acreditamos que desde pequeno é importante conhecer e se sentir pertencendo a este lugar que é nosso. Mesmo que nossos pais não sejam daqui, só vamos valorizar e defender este espaço se nos apropriarmos da história de nossa ilha.
A ilha tem, hoje, como habitantes, pessoas de vários lugares do Brasil e de outros países. Muitos chegam aqui e não buscam apreender e saber um pouco das histórias locais. E, até quem pertence, de nascimento e de histórico familiar a este lugar, muitas vezes, não conhece, desvalorizando e desqualificando suas origens.
Acreditamos que as crianças, desde bem pequenas, podem e devem conhecer o espaço e as tradições do lugar onde vivem. Para assim, levar este aprendizado para as pessoas com quem convivem fora da escola.
Neste projeto planejamos realizar várias visitas e passeios pela Ilha de Santa Catarina. Conhecendo e explorando a literatura lúdica e imaginária que trazem as histórias, costumes, tradições da nossa Ilha.
I3M
Projeto: Eu quero saber... Aventuras em nossa Ilha!
Ana Paula Martins da Cunha
Que lugares o grupo do Infantil 3 conhece da nossa ilha? Praia, casa dos avós, Beira Mar, pontes…? Foi então que nossas lembranças vieram à tona e nos remetemos aos passeios divertidos pelas dunas, praias e outros lugares incríveis de nossa ilha.
Neste contexto surgiu a ideia de realizarmos uma “AVENTURA EM NOSSA ILHA!”. Pois é na infância que aprendemos os valores de pertencimento e só podemos respeitar e cuidar do lugar em que vivemos se conhecemos sua história. Contaremos com a participação especial do “Boi Voador”, personagem do livro de Ana Maria Machado, que nos acompanhará em nossas aventuras.
I1V, I2V e I3V
Projeto: Vida de Boneca
Rozane Garcia, Tatianne Alves de Campos e Juliana Conceição de Lima
As bonecas são, talvez, um dos brinquedos mais antigos do mundo. Hoje, os brinquedos evoluíram mas, as brincadeiras continuam as mesmas. O que mudou, mais do que sua forma, foi a consciência da importância para o desenvolvimento infantil. Quando as crianças brincam com bonecos representam seu mundo e imitam o que presenciam no contexto social.
A ideia do Projeto é resgatar o lúdico através da brincadeira e como o universo das (os) bonecas (os) está presente no cotidiano das crianças.
O ato de brincar com bonecos possibilita: trabalhar sentimentos, inversão de papéis, habilidades cognitivas como: criatividade, diversão, reconhecimento de diferenças e semelhanças, entre tantas outras aprendizagens.
Um dos focos do projeto é possibilitar “brincadeiras” (espaços de brincar) com as bonecas (artefatos culturais), oportunizar vivência de conceitos importantes através do brincar, do faz- de-conta, do compartilhar, da percepção corporal, do reconhecimento das nossas semelhanças (pessoais, físicas, familiares e sociais) e remeter ao mundo imaginário das histórias infantis.
Os projetos da Educação Infantil, neste segundo semestre, terão como encantamento a literatura infantil e suas brincadeiras, com ênfase na “Boneca de Pano”, pois para a criança, é um espelho do seu ser, é uma amiga próxima do seu coração, acompanhando-a nas brincadeiras, tristezas, alegrias, ao dormir, etc. A criança estabelece uma relação de imenso valor com a boneca, possibilitando cultivar seu próprio ser.
Serão propiciados ambientes que favoreçam as brincadeiras imaginativas. Espaços que as crianças possam experimentar, socializar, ampliar a linguagem (com rodas de contação de histórias, de conversas, exploração de obras de literatura infantil).
Confeccionar BONECAS (os) para ampliar a percepção corporal e experimentar variados suportes oferecidos no desenvolvimento das atividades. Criar ambientes (oficinas de desenho / confecção e modelagem de bonecos: com argila, papel, tecido, meias etc).
1M
Projeto: Literatura e Matemática
Giselda da Motta Nunes
Projeto de Literatura: O trabalho de literatura Infantil terá continuidade, mas com um foco a mais, que é o registro escrito (e suas tentativas, visto que fazem parte do processo de aquisição da escrita). Adotaremos o livro “A Bruxinha Zuzu” (Eva Furnari), que tem como objetivo o estímulo a escrita das pequenas histórias, nomeando personagens, trabalhando com sequência de ideias, interpretação de texto (ainda que imagético). O registro escrito será o grande desafio do grupo nesta etapa.
- Matemática: Trabalharemos a matemática através dos Jogos de Percurso (Trilhas), Jogos de raciocínio, Problemas (com e sem números). Faremos a construção dos Jogos de Percurso, suas regras e desafios;
1V
Projeto: Brincadeiras de Criança!
Ana Paula Martins da Cunha
O desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional das crianças é permeado e consolidado através de experiências, jogos simbólicos e a cultura que permeia o brincar.
Este semestre no projeto: “Brincadeiras de criança!”, o grupo irá confrontar-se com brincadeiras e brinquedos de hoje e do tempo de seus pais e avós. Observando, nesta temporalidade, as mudanças e permanências nos brinquedos e brincadeiras, compreendendo o contexto cultural e social presentes nos mesmos.
A partir da história do livro “A Fábrica Mágica de brinquedos”, de Maria Cristina Furtado. Será contada a história de uma “Fábrica Mágica” que faz brinquedos mais do que especiais - acionados por magia, eles falam e interagem com as crianças que os ganham. A fábrica dará para eles um livro muito interessante, que come de tudo. O livro: “Este livro comeu o meu cão” de Richard Byrne, que será adotado, conta a história de uma menina que vive uma grande aventura com um livro “atrevido”.
Nestas histórias serão trabalhados valores humanos de respeito e solidariedade, respeitando a infância e cada etapa da vida, onde o que importa é viver intensamente de forma lúdica, inventiva e criativa.
“Brincar não é uma dinâmica interna do indivíduo, mas uma atividade dotada de significação social que, como outras, necessita de aprendizagem”
Gilles Brougére
2M e 2V
Projeto: Pense bem, compre melhor!
Andréia Cotta Toledo e Yvelise Ouriques Torquato
Em nosso dia-a-dia, nos deparamos com várias situações que temos que dar conta, para resolver problemas. Observando que nossas crianças estão inseridas cada vez mais no cotidiano prático das famílias, pensamos em desenvolver um projeto que desse conta de um recorte deste dia a dia. Nesse projeto, com a proposta de trazer o supermercado para o ambiente de sala de aula, serão exercitadas inúmeras práticas, como: lidar com as compras de casa, conferir o troco do mercado, realizar soma dos produtos, reconhecer rótulos para ver se estão dentro do prazo de validade, comparar preços, formas de pagamentos, observar e discutir a forma de organização de um supermercado, farão reflexões acerca da entrada das grandes redes nos bairros, reflexões acerca do consumismo...
Ao trabalharmos o supermercado podemos transitar, diretamente, entre conceitos de educação financeira, linguagem, ciências, ética, economia, artes, geografia, cidadania e filosofia tanto quanto na Matemática.
Nessa perspectiva temos no supermercado, também a possibilidade de trabalhar a Língua Portuguesa na forma de: rótulos, fachadas, propagandas, listas de compras, recados, avisos, cartazes de propagandas, pesquisas e outros
Também levantaremos algumas questões de História e Geografia com os seguintes conteúdos: história do supermercado, profissões, trabalho, salário, o dinheiro enquanto moeda e seu valor social, respeito, economia, a relação desejo x necessidade, etc...
3M
Projeto: Belaflor
Tatianne Alves de Campos
Assim como todos os seres vivos, as plantas ao longo dos tempos evoluíram e desenvolveram características que facilitaram sua sobrevivência. Bons exemplos são o colorido e o perfume das flores.
O encantamento, as cores vibrantes, os variados perfumes, os odores fortes das flores nos encantam e se fazem presentes na nossa vida. Mas se pararmos para pensar na importância destes elementos para a sobrevivência das plantas?
Não importa a cor. As flores fascinam não somente os organismos responsáveis por sua polinização, como também os seres humanos, que as utilizam, principalmente, para ornamentação. Mas, afinal, o que deixa as flores tão coloridas?”
http://escolakids.uol.com.br/cor-das-flores.htm
Neste projeto entre outros conceitos, vamos investigar, pesquisar sobre as flores - conhecer sua função na natureza e na vida de outros seres vivos, investigar formas de cultivo, observar a beleza e desvendar os mistérios da simbologia das flores.
3V
Projeto: Mistérios que a Ilha Esconde
Filipe Gattino Nogueira
Um mistério é, de certa forma, algo oculto ou pouco revelado. Alguns mistérios são envolvidos por muito suspense e considerados segredos proibidos. Outros, provocam o imaginário das pessoas e o desejo de revelação das informações escondidas. Um mistério também pode ser algo com diversas interpretações ou algo que ainda não pode ser comprovado cientificamente. Em todos os casos, os mistérios sempre tem algo para ser melhor esclarecido. Por isso que possuem um grande potencial pedagógico, pois despertam a curiosidade e impulsionam a busca pelo conhecimento.
Essa é a intenção do projeto “Mistérios que a ilha esconde”. O objetivo é explorar a história da Ilha de Santa Catarina, dando o enfoque para questões que, na visão dos alunos, podem ser consideradas misteriosas e que necessitam de mais informações.
O projeto será divido em três eixos principais de abordagem:
- Geografia da ilha
- Ocupação da ilha
- Imaginário popular (lendas, causos, folclore)
4m e 4v
Projeto: Crianças do Brasil
Lucélia Damas Marques de Aguiar e Elaine Cristina Rodrigues dos Santos
- Conhecer como vivem crianças de algumas comunidades do Brasil de acordo com a cultura local.
- Comunidades a serem trabalhadas: urbanas, indígenas, ribeirinhas e rurais
Hoje em dia, muito se fala sobre infância e os diversos conceitos atribuídos a ela. Discussões sobre os direitos das crianças, criança e consumo são comuns nas academias. Mas será que as próprias crianças estão sendo ouvidas e levadas a conhecer realidades que não sejam a sua própria? Com o projeto, possibilitaremos às crianças perceber as diferenças culturais que existem em um país de dimensões continentais como o nosso.
Esse projeto tem a intenção de levar as crianças a explorar o mundo infantil com um olhar mais aberto e mais contextualizado. De perceber que, dependendo do modo em que vivem e da cultura local, os hábitos, brincadeiras e costumes, são diferentes para as crianças e que, isto leva a muitas formas de agir, de pensar, de fazer. Não queremos com isso, colocar em questão os modos de vida de cada um e sim, ampliar o olhar para as diferenças e mostrar aos alunos os tantos que existem.
Conhecendo um pouco mais sobre o modo de vida de outras comunidades, elas poderão avaliar e mesmo questionar suas próprias ações e costumes, a fim de que isso contribua e acrescente conhecimentos para a sua vivência e formação como cidadão.
6ºs anos
Projeto: Operação Heróis
Língua Portuguesa – Ana Carina Baron
O que é um herói? Os heróis do passado são os mesmos que os do presente? Dos mitos gregos à literatura contemporânea, faremos um pequeno recorte para entender um pouco a respeito do conceito de heroísmo presente nos nossos dias. E será que também podemos ser heróis? O 6º ano vai tentar descobrir!
6ºs anos
Projeto: Conhecendo Museus
História - Danielle Kives
No Projeto “Conhecendo Museus” visitamos pessoalmente, virtualmente e através da literatura diferentes museus com o objetivo de identificar como se constrói história, assim como a relação desta construção com as fontes históricas. Neste projeto “visitamos” o livro Mistério do Museu Imperial e Enigma da capela real, exploramos online o Museu do Homem Americano e o Museu Nacional e fomos ao Museu de da UFSC, Museu Cruz e Sousa e Museu Nacional do Mar.
7°s anos
Projeto: o que quer, o que pode esta língua?
Lingua Portuguesa – Ana Carina Baron
Somos falantes de um idioma, mas pouco sabemos sobre sua origem e sua história. Além disso, parece um consenso que existe uma forma melhor, mais correta de falar e escrever. Será mesmo? Iremos além do senso comum, observando a língua a partir de uma perspectiva científica.
8ºs anos
Projeto: As Américas e o Mundo
Geografia - Janaína Beninca
O objetivo do projeto é promover uma discussão sobre a mundialização da economia, apontando os mecanismos criados no cenário do mundo globalizado, na perspectiva de formação de blocos econômicos e agrupamento econômico, como por exemplo o BRICS.
8ºs anos
Projeto: Inventando Moda
Artes - Monique Rodi
O Projeto “Inventando Moda” vem para incentivar o conhecimento do mundo do Design, seus processos de criação e desenvolvimento. Incluir o design como tema de estudo dentro da sala de aula reflete a preocupação de que o aluno precisa desenvolver o saber sobre processos de trabalho (o que fazer, por que fazer, como fazer e para quem fazer), além de ser capaz de escolher ferramentas e recursos, comunicar suas ideias e trabalhar em equipe.
9ºs anos
Projeto: Literatura
Língua Portuguesa - Ailton Pereira Junior
Nesse último trimestre a reflexão sobre literatura dar-se-á a partir de sociedades utópicas. Assim, perceber a literatura como possibilidade de imaginação, criação e reflexão sobre o meio social e existencial será fundamental. O filme O Doador de Memórias, de Phillip Noyce e os livros Cidades Invisíveis, de Italo Calvino e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley ancorarão tais leituras e discussões, bem como o reconhecimento dos gêneros resenha, conto e romance.
9ºs anos
Projeto: Produção de Texto e análise gramatical
Língua Portuguesa - Ailton Pereira Junior
A tipologia argumentação será analisada em diferentes gêneros discursivos. Primeiro com propagandas, analisando recursos de persuasão, não deixando de relacionar com o contexto político atual de eleição e propaganda eleitoral. Depois com o gênero Medidas Provisórias de Lei, as MPs. Os alunos deverão reconhecer o apelo argumentativo e posicionar-se frente ao texto.
Nessas práticas de leitura, os estudos gramaticais de Orações coordenadas também serão estudadas, principalmente as explicativas e conclusivas.
9ºs anos
Projeto: A questão Ambiental: ontem e hoje
Geografia - Janaína Beninca
Discutir as principais questões que envolvem a problemática ambiental, conhecendo as principais conferências sobre meio ambiente em busca do desenvolvimento sustentável.
9º anos
Projeto: Recriando
Artes - Monique Rodi
A apreciação de obras artísticas são determinantes no processo de ampliação de repertório e de referências para a construção da sensibilidade estética e para a ampliação das possibilidades de criação. O Projeto Recriar propõem visitar artistas dos movimentos modernos, reconhecer os elementos formais da arte e sua importância para a história. E a partir dessas inspirações desenvolver criações personalizadas que transmitam uma nova mensagem.
2º anos - EM
Projeto: Degusta
Química – Charles Petry
Em sua 10a edição, “projeto Degusta”, tornou-se um evento, desenvolvido inicialmente nas aulas de química (professor Charles). Com o passar dos anos, outras disciplinas vêm trazendo conceitos e valorizando o projeto. Que tem como principal desafio criar um produto inédito, agregando ao produto conceitos que vão além da sala, tais como: bioma, extrativismo, composição química, nutricional, receitas, poemas, contos... Além disso, os estudantes precisam desenvolver embalagens, logomarca, textos publicitários, livro de receitas para convencer o possível consumidor do valor do produto.
Os produtos apresentados pelos estudantes no projeto Degusta, são experimentados e julgados por gente de “peso”. Procuramos reunir profissionais de diferentes áreas para que avaliem as produções dos estudantes. Nossa ideia é que o produto possa ser olhado sob diferentes óticas, ou seja, não basta que o produto seja saboroso e inédito, mas é preciso ser também bem apresentado, ter um bom material publicitário construído, uma boa embalagem... Enfim, criatividade, originalidade e empreendedorismo não podem ficar de fora....
8º anos
Projeto Literatura: O conto e o suspense.
Língua Portuguesa - Ailton Pereira Junior
No terceiro trimestre, o trabalho em literatura continuará com o gênero conto, permeando suas características, tipos e estruturas. Após a leitura de O Alienista, de Machado de Assis, e reflexões sobre a loucura e a sanidade, será lido Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe. Assim, a linguagem literária será percebida, agora, dentro da temática do terror e do suspense. Estudar-se-á a influência do autor americano em diferentes veículos cinematográficos, bem como em romances e em outros contistas contemporâneos. No final do estudo, os alunos produzirão um trailer de filme com intertextualidade aos contos presentes em Histórias Extraordinárias.
8º anos
Projeto - Estudos gramaticais: Os diferentes sentidos.
Língua Portuguesa - Ailton Pereira Junior
Dentro da gramática, os estudos morfológicos de classes gramaticais serão finalizados com os pronomes, as conjunções e as preposições na produção de sentido dentro do texto da esfera publicitária, além de analisar os sentidos conotativos da linguagem, com o estudo das figuras de linguagem.
Nesse sentido, a partir da sinestesia e de gêneros da esfera publicitária, estudar-se-á os diferentes produtos que propõem distintas relações de estados sensoriais. No final, os alunos deverão produzir produtos que estabeleçam experiências sinestésicas.
8º anos
Projeto Uma História de Amor na Revolução Francesa
História - Danielle Kives
A partir da leitura do paradidático Revolução Francesa, de Carlos Guilherme Mota, construiremos uma fotonovela baseada na obra citada. Os alunos produziram fotos com representações das principais cenas do texto e acrescentaram imagens, pesquisadas na internet, da França no final do século XVIII. E assim, adentraram no universo da Revolução.
9º anos
Projeto Cidadania no cotidiano: Por Garantia a Acessibilidade a Escola
História - Danielle Kives
Em caminhada pelos arredores da Escola, os alunos dos 9os anos perceberam os problemas na acessibilidade à escola. Entendendo que este é um problema da comunidade escolar, propuseram um abaixo-assinado e recolheram assinaturas com o intuito de buscar uma solução para o problema. O material foi encaminhado para os responsáveis, da Prefeitura de Florianópolis, pela fiscalização das calçadas.