- I1M - Vem cantar com a gente!!!
A música é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível e prazerosa às crianças. A linguagem musical é um excelente meio tanto para o desenvolvimento da linguagem oral, corporal e plástica, quanto da autoestima, autoconhecimento e integração social. A música faz parte do nosso cotidiano escolar. Observamos durante o período de adaptação grande envolvimento do grupo com esta linguagem. Em parceria com a comunidade escolar e famílias envolvidas, vamos brincar, dançar, cantar e pintar. Vem conosco!
Professora: Ana Paula Martins da Cunha - I1V - Ecologia, arte e movimento
Um grupo curioso e ávido por explorações e descobertas. Corpos crescendo e se transformando. Por que não conciliar os elementos da natureza - o SOL, CHUVA E VENTO - que nos sugerem o mesmo MOVIMENTO tão presente neste grupo? Sendo assim, o foco do projeto será harmonizar ECOLOGIA/ARTE/MOVIMENTO para motivar cada um dentro da sua área de atuação. A atividade artística e a brincadeira farão parte de todo processo. Areia, lama, folhas secas, gravetos serão bases para nossas explorações e experimentos. Paralelamente atividades e jogos corporais estarão diariamente presentes em nossas tardes. Todo esse PROJETO está baseado em duas obras utilizadas como fonte de pesquisa :
- ECO-ARTE COM CRIANÇAS ( Anna Marie Holm)
- VOU BRINCAR ( Leticia Kuerten)
Professora: Nani Garcia - I2M - Mexo, remexo, balanço e me vejo!!
Este é um grupo bastante dinâmico e ativo, onde a questão corporal se faz muito presente, e qualquer proposta de ação é muito bem aceita. Assim, através da arte, intervenções nos registros, brincadeiras, jogos corporais, músicas e, com muito movimento, o projeto irá proporcionar desafios para a corporeidade do grupo. Estes desafios, além de serem prazerosos, têm como foco a construção de laços, a sensibilização, a criação de limites, o alargamento do vocabulário e a ampliação do repertório artístico. A ideia é ajustar divergências, compartilhar espaços, enriquecer o aprendizado e o desenvolvimento corporal e emocional do grupo.
Professora: Raquel Feldmann -
I2V - Brincando com arte
Esse projeto tem como objetivo a construção de um atelier no espaço infantil. Iremos explorar a arte, corpo o movimento a expressão. Sensibilizar e representar o simbólico para concreto. Desenhar, pintar, colorir, cortar, rasgar, colar, construir. Brincar, movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre, expressar sentimentos e pensamentos,desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.Ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo, da natureza e da cultura.Compartilhar, resolver conflitos, ampliar a linguagem e o movimento corporal.Professora: Clarissa Mota - I3M - Livraria do I3M
Através de histórias interessantes e instigantes para o grupo, nosso projeto terá como ‘pano de fundo’ valores humanos e sentimentos, onde envolveremos as famílias em vários momentos do trabalho. Em paralelo, construiremos ‘livros interativos e diferentes’, reutilizando materiais e um dicionário de valores, com conceitos desenvolvidos pelas crianças. Ler imagens, ouvir muitas histórias, se colocar no lugar dos personagens, se imaginar autor de um livro, conhecer um escritor\escritora,visitar uma gráfica e discutir assuntos como amizade, medos, mentiras, amor, famílias,respeito ao outro,etc…
Professor - Giselda Motta Nunes -
I3V - Que Arte é Essa?
A partir da leitura do livro “Tarsilinha”, que contava um pouco da história da Tarsila do Amaral, vieram muitas curiosidades:-
A Tarsila é viva?
-
Ela é mais velha que a Professora?
-
É mais velha que a minha avó?
-
O que aparece nas obras de arte dela?
- O que é ser “artista”?
O objetivo do projeto é que as crianças aprendam a valorizar a arte como expressão cultural, bem como o movimento de arte que os artistas estudados fizeram e fazem parte.
Professora: Juliana da Conceição de Lima -
- 1M - “Mega curiosos, descobrindo o mundo!”
Vamos desenvolver o projeto através de uma proposta investigativa e reflexiva sobre o mundo que nos cerca. A tônica será a busca de curiosidades e situações problemas, evidenciando a tomada de decisões e ampliação da autonomia. Desta forma, será incentivado o “pensar matemático”, através do desenvolvimento do raciocínio lógico. E, com isso, desencadeando a interpretação de textos (ou dados), leitura (de imagens, textos, números), escrita (tentativas).
O projeto será repleto de situações que demandam a ampliação e o estímulo à autonomia do pensar e agir, sequências lógicas, descobertas e mecanismos investigativos, explorando, pesquisando e conhecendo de forma ampliada as curiosidades que instigam o universo infantil.
O grupo será estimulado a argumentar, justificar e ampliar seu repertório.
Professora: Simone Alvarez - 1V - Os escritos lá da rua!
Este projeto tem como objetivo refletir sobre a linguagem urbana no estudo dos textos visuais que estão no cotidiano dos alunos do 1V. As ruas apresentam um espaço rico de compartilhamento de informações, de cultura urbana, onde a escrita se manifesta de alguma forma, revelando um espaço de grande socialização, de formar e informar constantemente. Hoje a linguagem das ruas e as tendências artísticas expressam novas formas de manifestar pensamentos, e a ideia deste projeto é promover o letramento, envolvendo e mobilizando os olhares para o mundo lá fora de forma colaborativa.
Professora: Tatianne Alves dos Campos - 2M - A vida dos homens das cavernas
Os alunos do 2ano ficaram muito interessados pelas histórias trazidas para a roda sobre o início da escrita e a necessidade de contagem. Exploramos juntos em vários momentos diferentes materiais: ilustrações , vídeos, documentários e livros.
Muitas perguntas surgiram e para encontrar tantas respostas, decidimos que as pesquisas precisam continuar sobre a “Vida dos homens das Cavernas”.
Professora: Yvelise Torquarto - 2V - O Mundo na Sala de Aula
O projeto tem como proposta de trabalho Cantos de Estudos Diversificados. A sala de aula passa a ser um espaço pedagógico onde os indivíduos compartilham, constroem, modificam e interagem. A aula, nesse novo contexto, deverá ser um fórum de debates de negociações e concepções, espaço de representações e conhecimento compartilhado.
A arrumação da sala em cantos de estudos proporciona também um importante aprendizado para as crianças, o da transformação do próprio ambiente e da descoberta de que muitos mundos cabem numa única sala de aula.
Preparem-se, abram os olhos, ampliem a mente e entrem para ver o mundo dentro da sala de aula. Na verdade, não só para vê-lo, mas para vê-lo e transformá-lo. Para melhor. Porque a sala de aula do 2० vespertino, vai ficar do tamanho do mundo.
Professora: Andreia Cotta - 3M - Por aqui, por aí… Pelo mundo afora…
Este projeto tem como intenção estimular o olhar para as diferenças, para a história das pessoas, de despertar a curiosidade pelas diversidades étnicas e culturais do nosso povo e de outros povos, em especial de Guiné-Bissau com livro “Cartas entre Marias – Uma viagem à Guiné-Bissau.
A intenção não é trazer os problemas sociais, políticos e econômicos da África, mas sim estudar a história cultural deste povo, conhecer as belezas naturais para que valorizem e respeitem a sua história e dos povos abordados, destacando assim, a diversidade das culturas brasileiras e das culturas africanas. Aproximar a cultura dessa aldeia da Guiné-Bissau com alguns pontos brasileiros, lembrando a musicalidade, as festas culturais locais, as lendas, tradições...
O livro “Cartas entre Marias” servirá de apoio para a professora, para resgatar e mostrar ao grupo que apesar da velocidade em que as informações circulam no momento em que vivemos, temos a CARTA (narrativa) com uma outra temporalidade (envio, espera, retorno) e que ainda podemos fazer uso desta.
Professora: Tatianne Alves de Campos - 3V - Uma máquina chamada Corpo Humano
Estamos cada vez mais cercados por aparelhos eletrônicos e dispositivos tecnológicos que prometem facilitar nosso dia a dia. Ficamos conectados a equipamentos de última geração e estamos gradativamente nos desconectando do aparelho mais importante para a nossa vida.
O LABORATÓRIO 3V vai desenvolver um projeto para estudar a “máquina” mais complexa que existe: nosso próprio corpo. O objetivo é OBSERVAR, SENTIR e INVESTIGAR as pequenas mudanças diárias e as grandes transformações ocorridas ao longo do tempo no corpo humano. Vamos estudar a importância da alimentação, do descanso, da higiene e do lazer para o desenvolvimento e manutenção da saúde, dando ênfase nas sensasões e nos sinais que o corpo nos apresenta todos os dias.
Professor: Filipe Gattino Nogueira - 4M - Enigmas do Tempo
O foco deste projeto é o Estudo do Ambiente e as implicações do Tempo Atmosférico na vida das pessoas.
“... Desde os primórdios da humanidade, o monitoramento do clima foi essencial para a sobrevivência e evolução humana. Hoje, saber sobre as condições climáticas influenciam diretamente a qualidade de vida das pessoas.”
Ele é decisivo na roupa que vestimos, no percurso que decidimos tomar, na escolha dos destinos de viagem ou na época do ano em que escolhemos fazer viagens, nas condições dos locais onde determinados eventos tomam lugar, na época das colheitas e até mesmo nas nossas variações de humor.
Para tanto, serão vivenciadas situações de: leitura informativa, escrita, textos jornalísticos, discussões, entrevistas, levantamento de hipóteses, planejamento, saídas de estudo, pesquisas (em fotos, revistas, artigos, jornais, filmes, ...)
Professora: Lucélia Aguiar - 4V - Quem sou eu e quem é você?
O projeto tem a intenção de resgatar a história de cada um e os processos que levaram a estarmos hoje nesse lugar. Também queremos conhecer a história dos nossos colegas e de perceber que somos uma mistura de diferentes culturas, costumes e tradições, cada qual com o seu valor.
Professora: Elaine Cristina Rodrigues dos Santos - 1M ARTE --Trenzinho do Caipira- Desenho Musicado.
Iniciaremos este projeto com uma breve sensibilização sobre as cores. Quais cores você já viu no céu? Sendo o céu, lugar de morada de várias cores para além de azuis, as crianças irão produzir - através de mistura de cores e da escuta e apreciação da obra “ o Trenzinho do Caipira” - diferentes trabalhos estéticos.
Professora: Rafaela Pedrassa - 2M/V ARTE - Memória de elefante- A arca de Noé.
Partindo de proposta lúdica, será apresentada, na intenção de apreciação estética e exercício de escuta das canções tema do disco “A Arca de Noé” de Vinícius de Moraes e propostas diversas atividades de representações dos bichos. Cada criança representará o SEU bicho. O resultado das produções será a criação de um jogo de memória temático para cada turma de segundo ano.
Professora: Rafaela Pedrassa - 4M/V ARTE - O Olhar do coração- sobre observação e afetos.
O projeto “ O olhar do coração- sobre observação e afetos” propõe a sensibilização do olhar através de desenho de observação. Treino do olhar minucioso e a prática do desenho científico. Também será apresentada a obra da artista Frida Khalo. A partir da obra/vida- inseparável- da artista, estudaremos Autorretrato. Este tema fechará o trabalho de sensibilização do olhar, que propõe o movimento do olhar sensível perante o entorno que, indubitavelmente, passa pelo afeto e termina em si mesmo.
Professora: Rafaela Pedrassa - 2M/3M/4M Música - Jogos Musicais com Bolas.
As bolas, ao serem manuseadas despertam a atenção e concentração de forma lúdica e descontraída, além de desenvolver a coordenação motora. Os jogos e suas diversas possibilidades de organização também são inventadas pelos estudantes que criam formas de brincar em grupos de maneira colaborativa. Musicalmente, desperta também o pulso, o ritmo e a criatividade. Avançaremos um pouco na arte circense do malabares com 2 a 3 bolas associando ao som.
Professor: André Marcelino - 2V/3V/4V Música - Jogos Musicais com Bolas.
As bolas, ao serem manuseadas despertam a atenção e concentração de forma lúdica e descontraída, além de desenvolver a coordenação motora. Os jogos e suas diversas possibilidades de organização também são inventadas pelos estudantes que criam formas de brincar em grupos de maneira colaborativa. Musicalmente, desperta também o pulso, o ritmo e a criatividade. Avançaremos um pouco na arte circense do malabares com 2 a 3 bolas associando ao som.
Professor: André Marcelino - 2M/V Educação Física - Crescendo e Aprendendo
O objetivo do projeto é fazer com que os alunos percebam sua evolução nas aulas de Educação Física ao longo do ano, tanto nas questões físicas, quanto de desempenho.
A proposta é mensurar o desenvolvimento de cada aluno dentro da disciplina a partir de uma tabela individual com alguns critérios para serem anotados.
Os critérios inicialmente pensados são: altura, velocidade e pular corda, entre outros a serem construídos com os próprios alunos.
Professor: Bruno Soldi - 3M/V Educação Física - Os Limites do Nosso Corpo.
O objetivo do projeto é desenvolver nos alunos maior consciência frente aos sentidos (Visão, Tato, Audição, Olfato e Gustação). Iremos trabalhar com as limitações que a falta de algum sentido traz para o nosso cotidiano, buscando maneiras para superar estas dificuldades.
Com este projeto, buscamos trabalhar também o respeito às diferenças, inserindo atividades adaptadas dentro das aulas de Educação Física, fazendo com que o aluno se coloque no lugar do próximo.
Professor: Bruno Soldi - I1M/V, I2M/V, I3M/V,1M/V, 2M/V,3M/V, 4M/V, 5M/V Hora do Conto - Hora do Conto
Quando se ouve o contador iniciar uma história, nossa imaginação é conduzida para o mundo das ideias, da inventividade. Ouvir e contar histórias podem ser um ato compartilhado em sala de aula, quando oportunidades são oferecidas para que as crianças possam se expressar de forma a adquirir confiança em si e no objeto de estudo, que é a própria história.
Sabemos que a prática de ouvir e contar histórias traz benefícios duradouros nas crianças, no que diz respeito ao: incentivo a leitura, ampliação do vocabulário, fluência oral, estímulo à escrita na criação de textos, eloqüência na oralidade, rapidez de raciocínio e o desenvolvimento de um pensamento criativo e imaginativo. Quanto maior o estímulo das representações simbólicas para as crianças, maior será sua capacidade de expressão. Quanto mais imaginativo um sujeito, mais criativo ele poderá ser.
Aí é que entra o papel do professor contador de histórias, que irá “alimentar” esse aluno a produzir suas imagens mentais, desenvolvendo assim, sua criatividade. Durante a narrativa, o ouvinte que se deixa levar pelo encantamento das palavras, apropria-se em pensamentos concretos, tornando-o seu e quando se finaliza a narrativa aquela história é sua.
Professor:Luciano Souza - 5M Língua Portuguesa - Identidade: como é meu umbigo e como mostro meu umbigo para o mundo.
A idéia desse projeto surgiu a partir da vontade de fazer uma dinâmica de apresentação do grupo entre si diferente da tradicional. Assim, se deu a busca por gêneros textuais, como o auto-retrato literário e a selfie, que possibilitam a apresentação pessoal envolta numa concepção estética.
Professor: Giórgio Zimann Gislon - 5V Língua Portuguesa - Sabores e saberes da poesia.Com o projeto “Sabores e Saberes da Poesia” pretende-se evidenciar a linguagem e o fazer poético como um meio diverso em estilo, forma, temática, suporte e sentido. Será trabalhada a poesia na literatura de cordel, no haicai e na poesia concreta. Questões da natureza da estrutura, da oralidade e da ortografia, principalmente no cordel e na poesia concreta, serão facilmente percebidos nesses casos.
No fim do trimestre pretende-se publicar um livro de artista com as produções poéticas dos alunos reunidas.
Professor: Ailton Pereira Junior - 5V Língua Portuguesa - O meu livro fantástico.
No projeto “O meu livro fantástico”, motivados pela leitura do livro “A biblioteca Mágica de Bibbi Bokken”, de Jostein Gaarden, os alunos criarão a capa de seus próprios livros. Serão produzidos: Título, resumo, biografia do autor, comentários, análise crítica, ilustração.
Essas capas "encaparão" livros em branco, ou seja, livros que ainda serão escritos, para uma exposição final.
Professor: Ailton Pereira Junior - 5M/V Estudos Sociais - Como nossos antepassados se comunicavam?
Percorrer pela história e geografia dos meios de comunicação usados pela humanidade, das pinturas rupestres a internet, dos mapas ao gps. Buscaremos contextualizar com os alunos como era a comunicação muito antes da era digital, a leitura de documentos históricos tais como imagens, textos e vídeos serão fundamentais para que eles investiguem uma resposta possível para entender como eram essas formas de comunicação.
Professor: Pedro Eurico Rodrigues - 5M/V Artes - De olho no caminho! De onde surgem as ideias que inspiram os artistas a criar objetos, imagens, e acontecimentos que atiçam nossa curiosidade?
Da ideia que nada vem do nada, que todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes, experimentaremos construir um percurso pessoal abraçando as influências de grandes artistas. Explorar a arte produzida ao longo do tempo , conhecer suas histórias e a partir dela, experimentar diferentes maneiras de fazer arte. O importante é se inspirar pelos artistas e soltar a criatividade.
Professora: Monique Fonseca Rodi -
5M/5V Ciências - Inventando máquinas
Após estudos sobre o papel da humanidade para a manutenção do equilíbrio da natureza e como diferentes espécies se relacionam entre si, a turma terá que construir máquinas que valorizem a sustentabilidade e harmonia entre diferentes seres vivos. Inspirados pela obra “20 mil léguas submarinas” do escritor Júlio Verne, os alunos e alunas vão construir projetos de máquinas que possam ser úteis para ajudar a preservar o meio ambiente. Juntamente com textos explicativos, cartazes e folders com informações sobre as máquinas inventadas, serão construídos protótipos tridimensionais para ampliar entendimento do mundo tridimensional e, também, aprofundar entendimentos sobre elementos da cultura científica e sobre a importância de preservar a natureza.
Professor - Arthur Ferraz - 6A/B Matemática e Transdisciplinar- Viveiro de Borboletas.
Trabalho em parceria com o Projeto Viveiro de Borboletas do Transdisciplinar. Através da problematização da construção do viveiro de borboletas, veremos os conteúdos trabalhados no 6 ano: números decimais, medidas, área e perímetro.
Professora:Joceliane Ventura - 6A/B Geografia - Navegar é preciso.
Neste projeto utilizaremos a história do H.S.Beagle (barco utilizado para explorações cartográficas e científicas do qual Darwin fez parte) para estudar os sistemas de orientação e projeções cartográficas. O projeto pretende utilizar a saída ao museu do mar para descobrir diferentes formas de navegação e a importância de se navegar/conhecer o mundo.
Professor: Thiago Alves Ferreira - 6A/B História - Florianópolis e Alfredo Wagner: como a geografia das águas influencia no cotidiano da população?
Em parceria com a escola pública de Alfredo Wagner, vamos pesquisar possíveis respostas para a questão acima. Discutiremos ideias através de cartas trocadas com os alunos.
Professora: Danielle Kives - 6A/B Inglês - Diário
Confecção e registro de diário para trabalhar a escrita simples em forma autobiográfica. Alunos podem escolher entre registrar suas próprias rotinas ou a de um personagem fictício. No segundo trimestre, mudança de foco para produção poética. Diário de poemas simples usando técnicas simples de rima e repetição em Inglês.
Professora : Marianne Arake -
6A/B Transdisciplinar - Fazenda de Borboletas
No ano passado tivemos a incidência de muitas lagartas no espaço Trans. Seguindo o princípio da permacultura em que devemos trabalhar com aquilo que a natureza nos oferece, a construção da fazenda de borboletas se torna uma boa maneira de destinar um espaço seguro e agradável para as lagartas se tornarem borboletas ou mariposas.
Professores: Marçal Wilhelm e Josiane Diehl de Farias -
6A/B Transdisciplinar - Viveiro
Construir local para cultivar e semear, sementes e mudas, para o espaço TRANS, difundindo espécies e observando a evolução dos vegetais.
Professores: Marçal Wilhelm e Josiane Diehl de Farias -
6A/B Transdisciplinar- Minhocário e Composteira
Diminuir a quantidade de rejeitos produzidos pela escola devolvendo os nutrientes para a terra através do composto. Adicionar o composto no solo previne a erosão pelo aumento do número de minhocas no terreno e ajuda na recuperação do solo arenoso e infértil. Observar o processo que as minhocas realizam com os resíduos orgânicos.
Professores: Marçal Wilhelm e Josiane Diehl de Farias -
6A/B Transdisciplinar- Prolix
O Prolix tem a intenção de conscientizar os estudantes para redução, reutilização e reciclagem dos papéis. Através dos dados obtidos pela escola com a pesquisa sobre os resíduos gerados demonstrar que também fornece uma renda para o município.
Professores: Marçal Wilhelm e Josiane Diehl de Farias - 7A/B Matemática - Orçamento familiar
Orçamento familiar, como o conteúdo é números inteiros, primeiramente faremos uma observação de extrato bancário e a seguir um levantamento de orçamento familiar, problematizando gastos e condições de vida do brasileiro.
Professora:Joceliane Ventura - 7A/B Geografia - A diferença pela comida
O projeto pretende utilizar os estudos sobre as regiões do Brasil para revelar as particularidades de diferentes regiões do país. Esse processo envolve um entendimento sobre as diferentes naturezas e culturas que formam o território brasileiro.
Professor: Thiago Alves Ferreira - 7A/B História - Representações sobre a História: narrativas (im)possíveis.
Ao percebermos os conteúdos de história como temas percorridos por representações no presente das mais variadas formas: cinema, literatura, histórias em quadrinhos, etc. Geralmente estas narrativas tendem a favorecer alguns aspectos do passado e suprimir outros, ou colocar certos aspectos culturais, políticos e econômicos do presente naquele tempo, construindo o que chamamos na história de anacronismo, ou seja, algo fora do seu contexto histórico. Buscaremos perceber com os alunos de que forma o passado é representado, construindo com eles o elemento da criticidade com baseado no conhecimento histórico, apurando seus olhares acerca dos aspectos anacrônicos dos documentos analisados. De certo modo, este exercício servirá para eles entenderem que as mídias que consumimos são construções com intenções específicas e que atendem demandas de determinados grupos sociais.
Professor: Pedro Eurico Rodrigues -
7A/B Inglês - Music videos
Cada grupo deverá desenvolver uma atividade de listening com música, apresentar para a classe e fazer um vídeo clip com a participação de todos do grupo com a música escolhida.
Professora: Marici Trufi Barci - 8A/B - Língua Portuguesa - Dicionário poético.
Para a melhor compreensão de conceitos de polifonia e de sentidos conotativo e denotativo os alunos produzirão um dicionários poético com sentidos subjetivos e pessoais para diferentes sentimentos e sensações, como: amor, frio, fome, angústia, medo.
Professor: Ailton Pereira Junior - 8A/B - Matemática - Na hora de comprar um presente a embalagem influencia você?
Neste projeto pretende-se que os alunos pesquisem alguns tipos de embalagem, analisem tanto o material quanto a forma de que são feitas, construam embalagens usando planificações e criem uma escultura com as embalagens construídas.
Professora: Susele Raymundi - 8A/B Geografia - Viagem ao centro da terra
Projeto pretende trabalhar os aspectos da geografia física partido de uma obra de ficção científica. Trabalhar com dados reais da possibilidade de se chegar ao centro da terra.
Professora: Janaína Benincá - 8A/B História - Os heróis históricos da minha cidade.
Intervenção artística nas principais estátuas e bustos da cidade. Produção realizada na semana do aniversário de Florianópolis.
Professora :Danielle Kives - 8A/B Ciências - Modelos científicos
A ciência usa os modelos científicos para comunicar um fenômeno de maneira análoga e satisfatória de um processo natural. Os alunos irão transformar abstrações sobre as teorias atômicas em modelos palpáveis capazes de tornar os conceitos trabalhados em sala de aula de forma clara e concreta.
Professora :Adriana Serpa - 8A/B Artes - Você dá as cartas! Baralho Ilustrado
O Projeto tem a finalidade de fazer uma junção entre a literatura e as várias linguagens plásticas, buscando o entendimento do conceito de representação e, através dele aflorar nos alunos, a possibilidade de apresentar suas ideias de forma criativa e particular, através da construção de um baralho artístico. Cada aluno será desafiado a criar cartas de forma totalmente autoral. serão 54 imagens desenvolvidas a partir da leitura do livro O dia do Curinga (Jostein Gaarder, 1990) que irão compor um baralho feito para ser jogado e apreciado.
Professora : Monique Fonseca Rodi -
8A/B Inglês - How do you feed your soul?
Listar entre os alunos de 10 a 15 maneiras inspiradoras de alimentar a sua alma, lidando melhor com o dia a dia, criando novas perspectivas e superando velhos obstáculos. Possibilidade de formatar as alternativas escolhidas em um flyer.
Professora: Marici Trufi Barci - 9A/B - Língua Portuguesa - Debates contemporâneos.
Promover momentos de debates dentro da sala e trabalhar a compreensão, criticidade e argumentação de pontos de vista diferentes relacionados a temas contemporâneos, além de desenvolver habilidades na escuta e oralidade.
Temas: Aonde estamos indo? Pontos para um futuro positivo ou negativo.
Grafitte e pichação. O que é e o que fazer? Projeto “cidade limpa” é solução?
As novas tecnologias e a alienação. Qual a influência da tecnologia no desenvolvimento infantil?
Criação de lei: Sobre a obrigatoriedade do aviso de transgênico no alimento transgênico.
Professor: Ailton Pereira Junior - 9A/B - Matemática - O que fazer? (sobre o uso de celular x direção)
Através da pesquisa realizada por eles com seus familiares e pessoas próximas sobre o uso do celular no trânsito, verificar quais os índices de acidentes provocados por essa ação e levantar possibilidades de solução.
Professora: Susele Raymundi - 9A/B Geografia - Eu, tu e eles: Quem somos num mundo globalizado?
O projeto visa mostrar a influência e os impactos da globalização no nosso cotidiano, discutir questões da geopolítica global e debater as problemáticas ambientais do século XXI.
Professora: Janaína Benincá - 8A/B História - Como é construída a normose?
Análise de construção histórica de discursos preconceituosos e excludentes e a utilização da mídia para convencimento da verdade produzida.
Professora: Danielle Kives - 9A/B Inglês - Produção de discursos e/ou manifestos
Análise de dois discursos contemporâneos - Barack Obama discurso inaugural de 2008 e Martin Luther King ‘I have a dream’ de 1968 . Alunos analisam estilo e localizam 3 recursos literários comumente usados em discursos - Aliteração, Paralelismo e Repetição (Alliteration, Parallel Structures and Repetition for Effect) e produzem o próprio discurso/manifesto sobre tema livre.
Professora : Marianne Arake - 9A/B Quimíca - Águas, um problema de todos nós
Com o trabalho desenvolvido em sala, onde os estudantes percebem os diversos processos de separação, faremos uma visita à Casan, onde estes observarão na prática a dificuldade no processo do tratamento nas águas de abastecimento, promovendo assim uma conscientização em relação ao consumo e descarte da água em nosso dia-a-dia.
Professora : Larissa Dias de Souza - 9A/B Física - Fotografísica
Práticas epistêmicas da ciência são essenciais para o desenvolvimento do conhecimento científico. Para aguçar o olhar sobre a natureza e tornar mais significativos os conteúdos explorados na disciplina de física, será proposto aos 9os anos diversos desafios em que terão que registrar por meio de fotografias conceitos e conteúdos da ciência. Pretende-se dessa forma a evidenciar que ‘há ciência por todos os lados’ e que, além disso, aprender é mais que acumular informações, mas é uma forma de ampliar horizontes e de ver o mundo. No campo conceitual da física, a proposta permitirá trabalhar o que é um fenômeno para a ciência; qual é a importância da observação e sistematização de informações; tópicos de óptica geométrica e métodos de medidas.
Professor: Arthur Ferraz - 9A/B Artes - Inspire-se e Pire - Fazer arte agora é com você!
Nos tempos de hoje é fundamental desenvolver uma sensibilidade estética que nos permita conviver com a arte, seja como apreciadores de obras alheias ou como criadores. Despertar essa possibilidade é obrigatório dentro das aulas de artes. É nisso que aposto, ao propor que a arte moderna e contemporânea sirva de pretexto para que os alunos criem intimidade com as manifestações criativas humanas. E de maneira lúdica, em clima de experimentação, acompanhada de informações precisas sobre os movimentos artísticos, os artistas e suas obras. Conhecer e investigar diferentes possibilidades do fazer artístico, da transmissão de mensagens será o caminho a ser percorrido pelos alunos dos 9ºanos nas aulas de Artes no ano de 2017. Estará em jogo nesse processo de produção a capacidade de dar forma, utilizando a linguagem plástica, às próprias ideias, vontades, inquietações, questões pessoais, desejos e curiosidades.
Professora : Monique Fonseca Rodi - 9A/B Educação Física - Desafios.
Estamos em constante transformação, a cada dia nosso corpo muda, ele cresce, engorda, fortifica, emagrece, envelhece. Vamos começar a interferir nestas mudanças, através de desafios físicos, alimentares, hábitos. Vamos mensurar nosso crescimento, como estou hoje: peso, altura, IMC, o que consigo fazer sem uma preparação e o que posso conseguir fazer condicionado. Serão três aulas para fazer medidas corporais, 10 testes físicos e desafios a cada 2 semanas durante o ano.
Professora : Roberto Cuneo - 1EM Química - Química no Cotidiano.
O projeto que está sendo desenvolvido nos primeiros ano durante os três Trimestres é o projeto "Química no Cotidiano" onde em um primeiro momento desenvolvemos o histórico da ciência e as aplicações práticas das descobertas dos cientistas bem como os impactos destas na sociedade na época. Serão apresentados seminários e materializações destas descobertas. Em um segundo momento, os cientistas em foco serão os que contribuíram com a construção dos modelos atômicos e a partir disto os alunos farão em grupos um jogo que aborda a história e aplicação destes modelos.
Professora : Larissa Dias de Souza - 1A/B História, Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia - Júri Simulado
Tem como objetivo geral abordar questões ligadas as atualidades do Brasil e do mundo no ano corrente. As disciplinas envolvidas no projeto buscam a construção de competências relacionadas a capacidade de arguição oral e escrita baseada em uma fundamentação teórica do tema escolhido, que no ano de 2017 será: A crise carcerária e a violência no Brasil. Por intermédio das atividades desenvolvidas no projeto, os alunos despertam para temas relevantes discutidos na sociedade brasileira, de forma que se possa respeitar os diferentes pontos de vista e posicionamentos ideológicos sobre o tema. Neste processo, se constrói uma série de habilidades e competências sociais, como a tolerância em relação a diversidade, a fundamentação teórica de uma ideia, o respeito ao Estado de Direito, os direitos humanos, o espírito republicano e a salvaguarda da ordem democrática.
Professores: Luari Dias Júnior, Rafaella Machado e Jerônimo Marmitt. - 2A/B/C História, Geografia, Filosofia e Sociologia - SIEM
O SIEM é um projeto de iniciativa do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina e que está em sua 7ª edição, sendo que em todas as edições a Escola Autonomia foi convidada a participar. O projeto tem como principal característica simular reuniões oficiais da ONU em seus diversos foros de debates, como Assembleia Geral, União Europeia, União Africana, Conselho de Segurança, Organização dos Estados Americanos, Conselho do Ártico, dentre outros. Nestas reuniões os alunos representam delegações de países signatários do foro de debate, e precisam se posicionar em relação ao tema elencado pelos organizadores. Estes temas, por sua vez, estão sempre ligados às relações internacionais e suas implicações geopolíticas. O Objetivo das reuniões simuladas é a tentativa de solução para o problema colocado por intermédio de aprovação de uma resolução. Muita discussão, conflitos diplomáticos, acordos, alianças entre países permeiam o dia do projeto, fazendo o aluno incorporar o papel de diplomata, ministro de relações internacionais ou chefe de Estado. Uma experiência incrível que tem a participação de aproximadamente 500 pessoas por edição. Este ano ocorrerá no dia 30 de maio das 8 até a 18 horas, no auditório da Reitoria da UFSC. O segundo andar do auditório é destinado a espectadores do projeto e aberto ao publico.
Professores: Luari Dias Júnior,Morgana Giovanella de Farias e Jerônimo Marmitt.