1. Gostaria de saber sobre os horários para as turmas da Educação Infantil. A partir de que horas podemos deixar nosso filho e qual é o limite de tolerância para buscá-lo? Enquanto o professor não chega ou depois que já foi embora, onde e com quem ficam as crianças?
Período Matutino - 8h às 12h.
Entrada: o portão abre às 7h15min e fecha às 8h15min.
Saída: o portão abre às 12h e fecha às 12h30min.
Período Vespertino - 14h às 18h.
Entrada: o portão abre às 13h05min e fecha às 14h10min.
Saída: o portão abre às 18h e fecha às 18h30min.
2. Quantos alunos há em cada turma? E quantos auxiliares?
Inf1 - 15 alunos, 1 professora e uma auxiliar.
Inf2 - 20 alunos, 1 professora e uma auxiliar.
Inf3 - 22 alunos, 1 professora e uma auxiliar.
1º ano- 25 alunos, 1 professora e uma auxiliar quando necessário.
3. Com que idade os alunos ingressam em cada turma?
Inf 1 - 2 anos
Inf2 - 4 anos
Inf3 - 5 anos
1º ano - 6 anos
4. Como é um dia típico do aluno da Educação Infantil?
Importante ressaltar que em todos esses momentos as crianças são envolvidas em rituais específicos que preenchem o cotidiano da Escola Infantil (preparar a sala para receber o lanche, preparar a sala para receber alguém, arrumar a sala, preparar materiais para desenvolver atividades, guardar materiais, lavar as mãos, escovar os dentes, etc).
5. Qual é a formação dos professores da Educação Infantil?
Conforme exigência do MEC e da escola, todos os professores tem 3º grau completo. Muitos têm também especialização, esta é uma exigência da Escola. As auxiliares têm que ter magistério ou estar cursando pedagogia.
6. Como funciona o processo de adaptação?
Caso a caso, depende da criança e dos pais. Ambos serão acolhidos até que se sintam seguros no espaço escolar. Não costumamos deixá-los chorando, caso isso aconteça, chamamos os pais ou responsável. Essa permanência é construída com a família. Procuramos nesse momento organizar os trabalhos de forma a promover o acolhimento, a surpresa, a aproximação de uns com os outros, a confiança nas pessoas da escola.
7. Como funciona o lanche? As crianças levam de casa ou a escola oferece?
Trabalhamos com lanche coletivo. Cada dia uma família se responsabiliza por fornecer o lanche para toda a sua turma a partir de uma escala e de um cardápio organizados pela escola. O lanche pode ser adquirido a partir de contrato com a empresa Multi Refeições (sugerida pela escola) ou preparado em casa.
8. As crianças brincam? Como é dividido o tempo nesse sentido? Quem costuma estar com as crianças durante esses momentos? As professoras brincam com elas?
Bastante, pois entendemos a brincadeira como conteúdo pedagógico. É nesses momentos que o professor também está, além dos trabalhos que propõe, avaliando seu aluno frente às relações sociais, cognitivas, afetivas, motoras, éticas, estéticas... As professoras propõem brincadeiras dentro dos seus projetos e as brincadeiras voltadas para o desenvolvimento de habilidades específicas (motoras e sociais). Eles também têm seus momentos livres de pátio, onde brincam com seus colegas e são acompanhados pelas professoras e auxiliares.
9. Como as educadoras atuam frente às disputas e eventuais ações físicas que acontecem entre as crianças?
Costumam conversar, fazendo-os refletir frente suas ações, buscando sempre trazer para o grupo para que todos possam se colocar e se sentir ouvidos. Claro que estamos falando de momentos de muita repetição, pois é assim que eles aprendem nesta faixa etária.
10. Como funciona a comunicação entre a escola e a família?
Bilhetes, agenda, e-mails, horários para atendimento aos pais, que podem ser solicitados tanto pela família como pela professora. Os horários informais de entrada e saída também são importantes para que professores e pais conversem sobre as crianças.
11. Há reunião de pais? Quantas por ano? O que costuma ser trabalhado nessas reuniões?
São feitas três reuniões por ano para entrega de avaliações, nas quais são expostos os projetos em andamento, situações do grupo, avisos gerais, e entrega do parecer descritivo. Quando diagnosticamos alguma necessidade específica, podem ser marcadas reuniões extraordinárias.
12. Como é feita a avaliação de crianças na educação infantil?
Trimestralmente é feito um parecer descritivo sobre o desenvolvimento da criança no seu processo de aprendizagem.
13. O processo de alfabetização começa na Educação Infantil?
Sim, desde o Infantil 1 é construído um espaço onde a criança possa fazer muitas experimentações, estar em contato com vários processos de organização pessoal e coletiva. A utilização da literatura e das artes visuais permite ampliação do olhar, do repertório de imagens, do vocabulário, além de atiçar a curiosidade sobre a escrita. As aulas de contação de histórias permitem organização de idéias, coerência de pensamento, desenvolvimento da argumentação. Os desenhos com intervenções fazem com que a criança tenha mais atenção na leitura do mundo que a cerca, busque estratégias para comunicar seu pensamento. A construção de um ambiente rico de informações referentes ao mundo da leitura e da escrita, propicia intimidade e segurança, fazendo com que formulem hipóteses e façam tentativas, desenvolvendo habilidades necessárias para ler e escrever. Conforme as crianças vão crescendo, os professores vão propondo trabalhos específicos, voltados para a codificação e decodificação da língua escrita.
14. Que outras atividades as crianças têm além das aulas com o professor da sala?
As aulas extras (que fazem parte do currículo): Hora do conto, Música, culinária, biblioteca. Para o primeiro ano entra a Educação Física, o Inglês e o ateliê.
15. Há atividades extra-curriculares para a Educação Infantil?
Ballet, Circo, Futsal, etc. A cada ano são estruturadas novas oficinas e horários de acordo com a demanda e são informadas no começo do ano curricular.
16. A escola oferece transporte escolar?
Não, fica a critério da família.
17. A escola oferece turno integral?
Temos o Turno Estendido, clique aqui e saiba mais.