Educação Infantil – perguntas mais frequentes

1. Gostaria de saber sobre os horários para as turmas da Educação Infantil. A partir de que horas podemos deixar nosso filho e qual é o limite de tolerância para buscá-lo? Enquanto o professor não chega ou depois que já foi embora, onde e com quem ficam as crianças?

Período Matutino - 8h às 12h.
Entrada: o portão abre às 7h15min e fecha às 8h15min.
Saída: o portão abre às 12h e fecha às 12h30min.

Período Vespertino - 14h às 18h.
Entrada: o portão abre às 13h05min e fecha às 14h10min.
Saída: o portão abre às 18h e fecha às 18h30min.

2. Quantos alunos há em cada turma? E quantos auxiliares?

Inf1 - 15 alunos, 1 professora e uma auxiliar.

Inf2 - 20 alunos, 1 professora e uma auxiliar.

Inf3 - 22 alunos, 1 professora e uma auxiliar.

1º ano- 25 alunos, 1 professora e uma auxiliar quando necessário.

3. Com que idade os alunos ingressam em cada turma?

Inf 1 - 2 anos

Inf2 - 4 anos

Inf3 - 5 anos

1º ano - 6 anos

4. Como é um dia típico do aluno da Educação Infantil?

  • 30 minutos iniciais para chegar e receber seus colegas junto com a professora. Nesse momento, são oferecidos jogos variados, livros, papéis e lápis;
  • Roda Inicial: conversas sobre experiências variadas e preparação para o trabalho do dia;
  • Atividades: desenho, pintura, colagem, dramatização, modelagem, literatura, escrita, matemática, pesquisa, plantação, dependendo do projeto que está sendo desenvolvido.
  • Aulas extras: hora do conto, música, culinária, biblioteca (variam conforme o dia da semana). Para o primeiro ano entra a Educação Física, o Inglês e o ateliê.
  • Lanche Coletivo: todas as crianças compartilham do mesmo lanche (fornecido conforme contrato com a Multi Refeições).
  • Pátio: onde além de brincadeiras, são desenvolvidas atividades físicas.
  • Atividades finais: roda final, história, organização dos materiais, encaminhamento de trabalhos para casa, agendamento de combinados, etc.

    Importante ressaltar que em todos esses momentos as crianças são envolvidas em rituais específicos que preenchem o cotidiano da Escola Infantil (preparar a sala para receber o lanche, preparar a sala para receber alguém, arrumar a sala, preparar materiais para desenvolver atividades, guardar materiais, lavar as mãos, escovar os dentes, etc).

5. Qual é a formação dos professores da Educação Infantil?

Conforme exigência do MEC e da escola, todos os professores tem 3º grau completo. Muitos têm também especialização, esta é uma exigência da Escola. As auxiliares têm que ter magistério ou estar cursando pedagogia.

6. Como funciona o processo de adaptação?

Caso a caso, depende da criança e dos pais. Ambos serão acolhidos até que se sintam seguros no espaço escolar. Não costumamos deixá-los chorando, caso isso aconteça, chamamos os pais ou responsável. Essa permanência é construída com a família. Procuramos nesse momento organizar os trabalhos de forma a promover o acolhimento, a surpresa, a aproximação de uns com os outros, a confiança nas pessoas da escola.

7. Como funciona o lanche? As crianças levam de casa ou a escola oferece?

Trabalhamos com lanche coletivo. Cada dia uma família se responsabiliza por fornecer o lanche para toda a sua turma a partir de uma escala e de um cardápio organizados pela escola. O lanche pode ser adquirido a partir de contrato com a empresa Multi Refeições (sugerida pela escola) ou preparado em casa.

8. As crianças brincam? Como é dividido o tempo nesse sentido? Quem costuma estar com as crianças durante esses momentos? As professoras brincam com elas?

Bastante, pois entendemos a brincadeira como conteúdo pedagógico. É nesses momentos que o professor também está, além dos trabalhos que propõe, avaliando seu aluno frente às relações sociais, cognitivas, afetivas, motoras, éticas, estéticas... As professoras propõem brincadeiras dentro dos seus projetos e as brincadeiras voltadas para o desenvolvimento de habilidades específicas (motoras e sociais). Eles também têm seus momentos livres de pátio, onde brincam com seus colegas e são acompanhados pelas professoras e auxiliares.

9. Como as educadoras atuam frente às disputas e eventuais ações físicas que acontecem entre as crianças?

Costumam conversar, fazendo-os refletir frente suas ações, buscando sempre trazer para o grupo para que todos possam se colocar e se sentir ouvidos. Claro que estamos falando de momentos de muita repetição, pois é assim que eles aprendem nesta faixa etária.

10. Como funciona a comunicação entre a escola e a família?

Bilhetes, agenda, e-mails, horários para atendimento aos pais, que podem ser solicitados tanto pela família como pela professora. Os horários informais de entrada e saída também são importantes para que professores e pais conversem sobre as crianças.

11. Há reunião de pais? Quantas por ano? O que costuma ser trabalhado nessas reuniões?

São feitas três reuniões por ano para entrega de avaliações, nas quais são expostos os projetos em andamento, situações do grupo, avisos gerais, e entrega do parecer descritivo. Quando diagnosticamos alguma necessidade específica, podem ser marcadas reuniões extraordinárias.

12. Como é feita a avaliação de crianças na educação infantil?

Trimestralmente é feito um parecer descritivo sobre o desenvolvimento da criança no seu processo de aprendizagem.

13. O processo de alfabetização começa na Educação Infantil?

Sim, desde o Infantil 1 é construído um espaço onde a criança possa fazer muitas experimentações, estar em contato com vários processos de organização pessoal e coletiva. A utilização da literatura e das artes visuais permite ampliação do olhar, do repertório de imagens, do vocabulário, além de atiçar a curiosidade sobre a escrita. As aulas de contação de histórias permitem organização de idéias, coerência de pensamento, desenvolvimento da argumentação. Os desenhos com intervenções fazem com que a criança tenha mais atenção na leitura do mundo que a cerca, busque estratégias para comunicar seu pensamento. A construção de um ambiente rico de informações referentes ao mundo da leitura e da escrita, propicia intimidade e segurança, fazendo com que formulem hipóteses e façam tentativas, desenvolvendo habilidades necessárias para ler e escrever. Conforme as crianças vão crescendo, os professores vão propondo trabalhos específicos, voltados para a codificação e decodificação da língua escrita.

14. Que outras atividades as crianças têm além das aulas com o professor da sala?

As aulas extras (que fazem parte do currículo): Hora do conto, Música, culinária, biblioteca. Para o primeiro ano entra a Educação Física, o Inglês e o ateliê.

15. Há atividades extra-curriculares para a Educação Infantil?

Ballet, Circo, Futsal, etc. A cada ano são estruturadas novas oficinas e horários de acordo com a demanda e são informadas no começo do ano curricular.

16. A escola oferece transporte escolar?

Não, fica a critério da família.

17. A escola oferece turno integral?

Temos o Turno Estendido, clique aqui e saiba mais.