Ensino Médio - Perguntas Frequentes

 
1. Qual é o horário do Ensino Médio?
Matutino: das 7h30min às 12h20min (1ºs e 2ºs anos)
das 7h30min às 13h05min (3ºs anos)

Vespertino:

1ºs Anos - 3ª feira Aulas de Inglês, Espanhol e Artes Cênicas – 13h30min às 17h45min
2ºs Anos - 5ª feira Aulas de Inglês, Espanhol e Artes Visuais - 13h30min às 17h45min
3ºs Anos – Monitorias com os professores (horário disponibilizado no início do ano).
Educação Física - 2ª feira e 3ª feira 14h às 15h30min ou 15h45min às 17h15min

2. Como é a Educação Física?
As aulas de Ed. Física acontecem nas quadras da ASTEL. Os alunos que fazem atividades físicas fora da escola devem comprovar e se desejarem podem ser dispensados das aulas na ASTEL. As séries são misturadas e os alunos fazem a opção entre Futebol Suíço e esportes de quadra onde são desenvolvidas atividades de cooperação e integração dos alunos neste novo grupo.

3. Existem atividades específicas preparatórias para o vestibular para os 3º anos?
Sim. O nosso terceiro ano é um TERCEIRÃO. Temos aulas extras, simulados, aulões (p/ revisão). A escola oferece ainda um trabalho de orientação profissional para os alunos do 3° ano. Confira aqui o que é oferecido!

4. Os alunos podem almoçar na escola?
Sim.

5. O aluno pode permanecer na escola quando não tiver aula? Existe estrutura (espaço) para o aluno estudar na escola nos períodos em que não tem aula?
Podem usar a biblioteca e salas de estudo, conforme combinação prévia com coordenação.

6. Qual a expectativa da escola com relação às responsabilidades do aluno de EM?
Quando o aluno entra no EM há um aumento de disciplinas, consequentemente uma carga horária maior e um maior grau de exigência. A escola procura trabalhar a autonomia de seus alunos visando ao final dos 3 anos sua entrada na Universidade. Os boletins são entregues pessoalmente para os alunos através de uma conversa com a coordenação, na qual são colocadas questões pontuadas em Conselho de Classe. A escola tem como expectativa maior o amadurecimento frente às responsabilidades gerais do estudante.

7. Qual é o grau de exigência? Quantas horas de estudo por dia são sugeridas?
Tarefas, trabalhos e listas de exercícios são avaliados. Provas marcadas e com peso maior na avaliação. De 1 hora e meia a 3 horas por dia.

8. O colégio usa material próprio ou livro didático?
Material próprio elaborado pelos professores, material CONECTE para Língua Portuguesa para os 1ºs e 2ºs ano. Os alunos dos 3ºs anos ,usam a Coleção CONECTE para todas as disciplinas. Saiba mais sobre o material aqui.

9. Como é o sistema de avaliação?
A avaliação é trimestral considerando todo trabalho realizado durante o período (provas, trabalhos e outras atividades avaliativas). No 3° ano as notas dos simulados são parcialmente computadas para a média do trimestre.

10. Existem estudos de recuperação?
Recuperação a cada trimestre e provas.

11. Quais são os canais de comunicação da escola com os pais?
Duas reuniões pedagógicas durante o ano, bilhetes, e-mails, telefonemas e contatos pessoais.
12. Os alunos usam uniforme? Como a escola lida com o não cumprimento?
O uniforme é a camiseta (obrigatória) e o moletom (opcional). O controle é feito na entrada da escola. Aluno que não estiver uniformizado pela terceira vez no mês não poderá permanecer na escola.