8AB – HST
Danielle Kives
SÍMBOLOS DA RESISTÊNCIA
Neste projeto discutimos os preconceitos em países que tiveram mão de obra escrava e a resistência dos cativos e seus descendentes. Pesquisamos histórias de alguns personagens que se tornaram símbolos da resistência (Luiza Mahin, Luiz Gama, Antonieta de Barros, Martin Luther King, Nelson Mandela, são alguns exemplos), produzimos textos e apresentações de episódios marcantes destas histórias. Relacionamos o material produzido com nossa história atual, utilizando para reflexão documentários e músicas.
8AB – ART
Monique Rodi
PROJETO INVENTANDO MODA
O Projeto “Inventando Moda” tem a intenção de incentivar o conhecimento do mundo do Design, seus processos de criação e desenvolvimento. Incluir o design como tema de estudo dentro da sala de aula reflete a preocupação de que o aluno precisa desenvolver o processo (o que fazer, como fazer e por que fazer), além de ser capaz de escolher ferramentas e recursos, comunicar suas ideias e trabalhar em equipe.
8AB – MTM
Suséle Z. Raymundi
SUBTRAINDO DEPENDÊNCIA
Projeto em parceria com as disciplinas de Educação Física, Ciências e Matemática.
Através de pesquisa sobre a quantidade de fumantes dos familiares (pais, irmãos, avós, padrastos e madrastas) dos alunos dos oitavos anos, pudemos vivenciar as proporções e mostrar a realidade de uma pesquisa de campo, bem como o gasto em cigarros destes fumantes até os dias de hoje. Ainda com o intuito de trabalhar porcentagens, dentro da realidade, fizemos uma trilha de Ratones até a Costa da Lagoa, explorando o conceito e relevância da frequência cardíaca. Para finalizar, esta primeira etapa, fomos ao LIEA construir gráficos através da planilha do Calc (BR Office), onde os alunos transferiram seus conhecimentos adquiridos com os gráficos manuais para esta forma mais prática de construção.
EF - 8AB 9AB
Bruno da Silveira Soldi
SUPERANDO DESAFIOS
Incentivar a prática de atividade física, a construção de hábitos sociais e alimentares saudáveis a partir da superação de desafios propostos durante o ano. Pilares da educação física, como saúde, atividade física e interação social estarão sendo desenvolvidos durante o projeto.
8AB - Geografia
Janaina Beninca
PAÍSES LATINO-AMERICANOS E O TRABALHO INFANTIL
Em diversos países latino-americanos o trabalho infantil consomem uma parte vital do tempo das crianças, o projeto que será desenvolvido no primeiro trimestre pelo 8º anos , pretende entender e discutir as diversas formas do trabalho infantil. Para tanto vamos descobrir as diversas realidades geográficas dos países que compõem esse imenso continente.
8º ano - LP
Nádia Conceição
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
Estamos em Paris, entre a idade média e a idade moderna, com três romances históricos que intencionalmente destacam a riqueza de uma cultura. O corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo. Os três mosqueteiros , de Alexandre Dumas e O Fantasma da Ópera , de Gaston Leroux. A problematização do projeto está em fazer um paralelo entre o que é abordado nos romances com a nossa realidade e destacar as características de um texto em que foi classificado como um clássico.