História

 

A Escola Autonomia foi criada em 1991, a partir de um grupo de professores que buscava uma nova forma de ensino. Insatisfeitos com a prática imposta pela instituição onde atuavam, criaram um grupo de estudos e idealizaram uma escola interessante e atraente para seus alunos, onde as propostas de ensino seriam condizentes com a realidade contemporânea.

Contando com o apoio de um sólido grupo de pais, estes professores iniciaram a construção de um novo espaço escolar, com novas ideias e uma prática cotidiana diferente da utilizada até então. Assim, formava-se não apenas uma nova escola, mas um grupo caracterizado pelo diálogo transparente sobre as questões pedagógicas e administrativas da comunidade escolar.

As aulas começaram no dia 05 de agosto de 1991, em uma casa simples na Rua Delminda da Silveira, na Trindade. Alguns professores assumiram funções administrativas e outros atuavam em sala de aula atendendo, inicialmente, crianças a partir de três anos, até a 4ª série do Ensino Fundamental. Além de 16 sócios a Escola contava com apenas um professor contratado e dois funcionários, responsáveis por tarefas que incluíam desde a limpeza do local até a manutenção da cantina. As principais tecnologias disponíveis eram um mimeógrafo e uma máquina de escrever.

Autonomia - Casarão Frei caneca

No final do mesmo a Escola alugou um casarão na Rua Frei Caneca - e assim começou a formar turmas até a 8ª série. Várias modificações e ampliações foram feitas na casa, mas o espaço ainda não era o ideal. Então, em 1996 foi adquirido um terreno no bairro Itacorubi e iniciada a construção de um novo prédio. No ano 2000 as primeiras turmas já começaram a ocupar este espaço para o qual já existe um projeto de ampliação. 

A simples estrutura que propiciou o início deste trabalho, se transformou em uma grande instituição de ensino. Hoje a Escola Autonomia conta com uma equipe de mais de 75 pessoas. O mimeógrafo e a máquina de escrever deram espaço ao Núcleo de Tecnologia e Comunicação Autonomia, inaugurado em 2004, e novos projetos continuam surgindo.

Inicialmente os estudos concentravam-se na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, mas muitos autores foram analisados. Professores da Escola participaram de cursos de especialização em São Paulo e no Rio Grande do Sul e foi instituído o Centro de Estudos Autonomia, que trouxe para a escola Paulo Freire e Ester Pilar Grossi.

Num grande esforço de aprimoramento da proposta da Escola Autonomia, em 2005 foi implantado o projeto Transdisciplinar, procurando a construção de um ambiente escolar mais desafiador frente às indagações do mundo contemporâneo. Estudar, refletir, inovar e arriscar: esta têm sido a prática da Escola Autonomia durante seus anos de existência e é isso que a equipe busca despertar em seus alunos.