Além dos estudantes e equipe pedagógica e administrativa, as famílias também são membros significativos da comunidade escolar. Na Escola Autonomia, defendemos o senso de pertencimento e o caráter participativo das escolas, com acolhimento e esforço de todas as partes. Mas então, qual o papel dos pais na escola? Como as famílias podem contribuir para o desenvolvimento integral de seus filhos e filhas? Leia abaixo!

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Ao contrário do que se pensa, a participação das famílias no ambiente escolar deve ir além de ajudar na tarefa de casa ou participar de reuniões de pais. Na Escola Autonomia, acreditamos que mães, pais e responsáveis podem não ter amplo conhecimento em matemática, em geografia ou em outras matérias 'formais', mas conseguem contribuir com os desafios do século XXI de educação integral: ensinar aos filhos a serem criativos, solidários e empáticos, por exemplo.

As famílias podem participar na educação escolar dos filhos e filhas diretamente de casa. Organizar o espaço para que ele seja adequado ao estudo, por exemplo, é uma boa dica. Mesa adequada, cadeira confortável, tempo suficiente, distrações minimizadas, painéis de atividades… Todos estes elementos fazem parte da estratégia de proporcionar estrutura para nossos estudantes — mesmo em casa. Um ambiente pensado para o estudo revela o valor que a família dá à escola e à aprendizagem.

Para os menores, outra atividade que funciona é o incentivo à literatura. Ao ler para uma criança regularmente antes de dormir, as famílias contribuem não só para a formação de um leitor, mas também para ampliar o vocabulário e estimular a imaginação, entre outros aspectos tão importantes para 0 desenvolvimento integral. Caso você não goste de ler, não tem problema: a mesma ideia funciona para pintar um quadro, fazer uma receita ou criar qualquer projeto em família.

"Às vezes são três minutos, mas três minutos de qualidade. O momento do banho, de escovar os dentes, de dia a dia, tudo contribui para a educação integral… Procure fazer uma refeição em família, na qual se possa conversar sobre as situações da vida e escola. Assim, quando eles forem maiores, a dificuldade de aproximar-se dos adolescentes não será tão grande.", comenta Eloiza Schumacher Corrêa, Diretora Pedagógica.

Incluir as crianças nos serviços domésticos e rotinas da casa também é uma atribuição da criação de filhos nos dias atuais que reverbera positivamente na escola. Quando uma criança dá comida para o cachorro, tira o lixo de casa e arruma sua própria cama, ela aprende a se responsabilizar por tarefas, característica essencial no cotidiano escolar.

Outra dica é criar rituais a partir de efemérides que façam sentido para a família. Por exemplo: pais e filhos gostam de atividades ao ar-livre e de estar na natureza, logo, o Dia Mundial do Meio-Ambiente tem potencial para se tornar uma data especial. A família é leitora, então que tal o Dia do Livro?

Além disso, procurar referências no passado das crianças pode ser de grande utilidade para a educação escolar dos filhos. Conhecendo as heranças familiares, os pequenos e pequenas melhoram a socialização com outros colegas.

Entretanto, a iniciativa de integração não deve vir só das famílias. No Autonomia, fomentamos a participação de pais e responsáveis no ambiente escolar em diversos momentos: atendimento individualizado, reuniões gerais, aplicativo para contato diário e disponibilidade de encontros semanais com a equipe pedagógica.

Diariamente, postamos em nossas redes sociais sobre os projetos e acontecimentos do Autonomia. São esforços para que as famílias acompanhem e sintam-se incluídas no cotidiano escolar dos filhos e filhas.

Para solidificar as dicas educativas, a Escola Autonomia está planejando rodas de conversas com as famílias. Em encontros rápidos, pretendemos discutir e esclarecer temas importantes do desenvolvimento infantil nos quais a equipe pedagógica é craque, mas que talvez os pais tenham dúvidas: como ler um livro infantil? Como gerir o tempo e espaço de estudo? Como proteger meu filho na internet?

Além de compreender a importância da família nas escolas, tentamos manter um espaço de acolhimento e empatia. Durante a pandemia do covid-19, percebemos que, tão importante quanto o aprendizado formal é a criação de redes de apoio, ou seja: cuidar dos pais, dos filhos e dos professores. O desafio é complexo.


"A relação entre escola e família só se torna uma rede de apoio quando há confiança entre as partes. É preciso ter uma relação empática e respeitosa, por meio da comunicação não-violenta. Isso é muito favorável para o desenvolvimento integral das crianças.", explica Silvia Kawassaki, coordenadora da Educação Infantil e Turno Estendido.

A ideia de acolhimento também traz compreensão. Geralmente, as famílias que matriculam suas crianças e adolescentes no Autonomia não viveram, em suas infâncias, uma escola com o nosso projeto pedagógico. Por isso, é importante que participem da vida escolar de maneira que compreendam como é planejada e como acontece a aprendizagem e descubram o que seus filhos e filhas são capazes de fazer.

​​É comum famílias chegarem em nossa Feira Literária, por exemplo, e exclamarem: "Nossa, eu não sabia que meu filho sabia desenhar assim, ou eu não sabia que ele dava conta de recontar essa fábula.". Ao entrarem em contato com os trabalhos expostos, mães e pães observam — e entendem — o que está sendo feito.

O entendimento pode vir, também, das relações formadas dentro da escola. É no ambiente escolar que muitos pais encontram seus pares e podem aprender juntos e compartilhar dúvidas, erros e acertos — não só com a escola, mas entre si.

Dessa forma, o ambiente vira um ponto catalisador para promover o desenvolvimento infantil, fomentando a discussão eterna do que significa criar uma criança — na escola, em casa e em todos os lugares. Isso é educação integral e participativa.


Eloiza Schumacher Corrêa (Diretora de Educação e Comunicação)
Filipe Gattino (Diretor/Educação Infantil e Fundamental 1)
Silvia Kawassaki (Coordenadora/Educação Infantil e Turno Estendido)