Arte e educação andam juntas no processo de desenvolvimento infantil, principalmente no Ensino Fundamental e Infantil. Aqui, você confere dicas de atividades artísticas que podem ser praticadas em casa e que servem para aumentar a exposição das crianças a ambientes criativos além da escola.

arte-educação

Uma escola criativa é um local onde artes plásticas, literatura, música, dança, teatro e vivências na natureza fazem parte da proposta de aprendizagem tanto quanto o conteúdo pedagógico em si. A importância da arte na educação é enorme, pois além de estimular criatividade e sensibilização das crianças, trabalha-se foco, concentração, expressão corporal e autoconhecimento. Em casa, também podemos criar ambientes criativos para nossos pequenos e pequenas.

É evidente que na escola, pelo espaço adequado, quantidade de tempo, projetos pedagógicos dinâmicos e a interação entre crianças, há mais possibilidades de desenvolver a criatividade. Entretanto, para transformar nossas casas em locais criativos, não precisamos de muito: às vezes, uma toalha de plástico lavável e alguns elementos da natureza já são suficientes.

Mesmo sem pensarmos muito sobre, as crianças já se expressam artisticamente no ambiente familiar de várias formas. Pintam as unhas, reformam os quartos, dançam ao som de suas músicas favoritas… Nosso desafio, então, é criar espaços que intencionam aflorar essa criatividade já existente.

Sabemos que ter um grande local destinado às artes em casa é difícil, mas um cantinho é possível e benéfico. Estabelecer um perímetro para brincadeiras em espaços menores, como uma mesa ou um papel na parede específico para desenhos, são atitudes que incentivam a arte e educação sem sujar a casa toda. Assim, podemos adaptar algumas atividades artísticas escolares ao ambiente familiar.

Estímulos visuais também são importantes. Paredes inspiradoras, imagens de artistas diferentes e visitas a museus e galerias aumentam o repertório das crianças e fazem com que elas se sintam mais à vontade para experimentar e desenvolver a criatividade.

É importante notar, também, que os benefícios da arte não se limitam somente às crianças ou à uma escola criativa. Quando pintamos, cantamos ou criamos juntos, toda a família se conecta e se faz presente. Em um dia estressante, por exemplo, colocar uma música para dançar com nossos filhos pode alegrar a semana dos presentes. Não é uma questão de quantidade de tempo, e sim de qualidade.

Tente o seguinte desafio: por meia hora, largue o celular e curta o momento de criatividade. Lembre-se que não existe jeito "certo" de desenhar, cantar, pintar… Na brincadeira, é necessário deixar a arte fluir e desfrutar as possibilidades sem cobranças. Assim, as atividades tornam-se prazerosas e agradáveis não só para as crianças, mas para toda a família.

Abaixo, você confere algumas dicas de atividades que estimulam a criatividade, demonstram a importância da arte na educação e fazem das nossas casas um espaço criativo:

  • Massinha de modelar caseira: De relacionar os ingredientes a criar histórias com bonecos de massa, as crianças conseguem empreender uma ideia até o fim com esta atividade. É fácil, rápido de fazer e não exige muitos materiais;

  • Zentangle: Este é um tipo de desenho à caneta que utiliza padrões de forma repetitiva como técnica de relaxamento. Além de aguçar a veia artística, as crianças treinam concentração, foco e habilidades motoras, importantes no processo de alfabetização;

  • Desenho de observação: Conhecido no mundo todo há séculos, o desenho de observação pode ser uma boa ideia para quem não tem muitos materiais diferentes em casa. Tudo que você precisa é de um objeto a ser retratado, um lápis, papel, tempo livre e paciência;

  • Uso de vidro: Tem alguma janela grande em casa? Que tal utilizá-la para fazer desenhos que sumirão ao limpar? Você pode sugerir que uma pessoa desenhe a outra por meio do vidro. E se não tem janela, não há problema: o box do banheiro pode fazer as vezes nessa brincadeira;

  • Teatro e leituras dramáticas de histórias infantis: Estas são opções simples para trazer à realidade do espaço familiar. Livros em mãos, as crianças aprendem a trabalhar com narrativas e a fantasiar mundos usando somente palavras, personagens e formas;

  • Uso de elementos da natureza: Por meio de materiais como folhas, flores, gelo e água, podemos criar mandalas, macerar tintas caseiras e trabalhar com desenhos efêmeros. Assim, as crianças aprendem a mesclar ciências e artes e a respeitar o tempo da natureza desde cedo.



    Carolina de Nicola (Professora de Artes)
    Clarissa da Motta (Professora de Ensino Infantil)