Aprendizagens invisíveis nas brincadeiras!

Há quem acredite que os preparativos de um evento na escola são uma bela oportunidade para os alunos “matar aulas”. É certo que essa crença tem lá seu lado verdadeiro: de fato, os alunos “saem” da aula para organizar os preparativos (escalas de trabalho, decoração, coleta de materiais...). Porém, um olhar mais apurado, nos permite enxergar a relevância de processos educativos implícitos nesse tipo de atividade.

Durante a preparação de uma simples barraca de brincadeiras para a festa junina, por exemplo, os alunos aprendem a projetar: são estimulados a imaginar o público e a possível aceitação do que estão a propor; são desafiados a prever empecilhos e a criar estratégias para resolvê-los; são motivados a pensar no funcionamento da barraca (quem trabalha, onde, com quem, fazendo o que, que materiais precisam estar prontos...). Muitas, portanto, são as aprendizagens que ocorrem em momentos como esse. Aprendizagens mais do que necessárias, na medida em que temos a intenção de ir além dos conteúdos tradicionais e formar pessoas para, de fato, atuar na realidade.

Se a preparação em si já é um momento educativo rico, imagina a execução! Esse ano, em especial, isso ficou ainda mais evidente: alunos grandes (dos 8ºs e do Ensino Médio) tinham a tarefa de realizar as brincadeiras para os pequenos (do Infantil ao 5º). E, diga-se de passagem, fizeram a tarefa com maestria! O cuidado, a paciência, a dedicação, o bom humor, a forma de falar, a atenção, o bom atendimento foram aprendizados construídos na prática. O bom disso tudo é que os pequenos puderam aproveitar à vontade!

Valeu 8ºs e 1ºs/2ºs anos do Ensino Médio! Além de esbanjarem criatividade, vocês se mostraram excelentes empreendedores!

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