A viagem dos 6ºs anos!

Nos dias 24 e 25 de outubro, os alunos dos sextos anos tiveram a oportunidade de conhecer um pouquinho da realidade de Joinville e São Francisco do Sul. A viagem foi planejada para atender as necessidades das disciplinas de Ciências (Adriana), Geografia (Michel), História (Filipe)e Matemática (Delícia).

Nas aulas de Ciências, o foco estava no reino vegetal, e lá em Joinville, através da visita a Agrícola da Ilha, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma plantação de hemerocalles e conhecer todo o seu processo de reprodução, bem como saber o ciclo de vida da referida planta.

Já para a Matemática, durante cada parada os alunos foram anotando o tempo e quilometragem para depois fazer os cálculos de quantos quilômetros percorremos e qual o tempo gasto para o deslocamento.

Em Geografia, foram observadas as construções, para podermos identificar as etnias formadoras dos municípios visitados, na visita ao Museu dos Imigrantes, houve a certificação dos grupos formadores da população de Joinville. Também, fomos ao cemitério dos imigrantes onde a observação detalhada da paisagem registrou um enorme aprendizado, desde expectativa de vida, religião, nacionalidades, entre outros aspectos. Para chegar ao Museu do Mar (São Francisco do Sul) utilizamos a embarcação Principe 3, onde navegando pelas águas tranquilas da Baía de Babitonga, fomos descobrindo alguns dos segredos que essa baía guarda. No Museu do Mar, vimos o quanto as grandes navegações foram fundamentais para o desenvolvimento da cartografia. Também percebemos que as diferentes embarcações existentes no museu comprovam as relações de diversos grupos com o mar, revelando culturas distintas espalhadas pelo mundo e pelo próprio Brasil.

Em História, visitamos o Museu do Sambaqui e foi possível compreender um pouco mais sobre o modo de vida dos primeiros habitantes do litoral catarinense a partir da observação e manipulação de alguns artefatos. Visitamos também o Museu da Imigração e Colonização de Joinville, no qual estão expostas as mais variadas fontes históricas que foram analisadas e interpretadas para a construção da história dos primeiros imigrantes europeus na região. Acompanhando a viagem estavam os bonecos criados pelos alunos nas aulas de Geografia e Transdisciplinar. Os bonecos foram criados para serem os personagens da viagem, como se fossem “turistas/estudantes”, para depois em sala fazer o registro da viagem em um diário.

Professore Michel (Geo)

[widgetkit id=62]