Blog Escola Autonomia

Projetos: Acontece por aqui!

Escrito por autonomia | 13/05/2016

       

Muitos projetos estão acontecendo por aqui! Os primeiros passos já foram dados, o clima de curiosidade instalado e o interesse despertado. Os problemas, as questões estão aí para serem respondidas.

            Um bom projeto prevê ações articuladas entre si e contempla atividades em que os alunos atuem individualmente e coletivamente. Ele dá um sentido amplo às práticas escolares, evita a fragmentação dos conteúdos e torna a garotada corresponsável pela própria aprendizagem.

            Projetos trazem a vida real para a sala de aula, envolvem os alunos nas atividades e os conteúdos.

E aqui! Acontece:

Projeto: Brincadeira Dançante

Turma: I1M

Professoras:Clarissa Motta

Desde muito pequenas as crianças são acostumadas a ouvirem seus familiares e pessoas do seu cotidiano cantarem canções para elas adormecerem. Essas músicas ritmadas do folclore cultural infantil são conhecidas como parlendas.

O projeto “Brincadeira Dançante” trará para o cotidiano escolar às cantigas de roda e as parlendas o que permitirá as crianças desenvolverem a percepção sonora, atenção e concentração.

            As brincadeiras de roda, a música e as canções, são propostas para que as crianças se expressem. Além disso, possibilitam o desenvolvimento da criatividade e o movimento do corpo, dando significado ao que se fala. Cantam interagindo e refletindo toda a relação do eu com o outro.

Projeto: Pequenos Poetas

Turma: I1V

Professoras: Rozane Garcia

O Projeto Pequenos Poetas, propõe, através da poesia ,trabalhar a sensibilidade, o amor e o respeito ao próximo, bem como o movimento e desenvolver a noção de espaço e tempo. Trabalhar com poesia no Infantil I também desenvolve a linguagem oral.

A autora escolhida foi Silvya Orthof, pela sua linguagem acessível, seus enredos extravagantes e seus personagens criativos, que conquistam as crianças, levando-as facilmente para dentro das histórias, o que permite a ampliação da criatividade.

A poesia reside no campo das emoções e pode manifestar-se por meio de palavras, cores, imagens e sons, principalmente quando esses elementos, cheios de emoção e sentimentos, vem associados às diferentes produções artísticas como na literatura, nas artes plásticas, na fotografia, na música e no cinema.

Projeto: “Fazendo arte e brincando com Portinari!”

Turma: I2M

Professoras: Raquel Feldmann Barros

A fada “artista” vistará o grupo… Ela ficou sabendo que as crianças estavam pesquisando sobre pinturas! E, vai apresentar um artista especial chamado       “Candido Portinari”! É, um artista que adora pintar crianças e suas brincadeiras! Falar um pouco dele, fazer uma atividade com seu autorretrato, conhecer um pouco da sua história; observar as obras e apontar elementos dela; explorar através da arte algumas das suas obras ); ampliar o repertório gráfico (sobretudo da figura humana); conhecer os brinquedos e brincadeiras que são retratados nas obras e vivenciar junto aos amigos (desenvolver a consciência corporal, como também a coletividade); valorizar suas produções e também as dos colegas. Aí estão algumas das atividades e objetivos.

Projeto: “A Poesia está no ar...Muitas histórias para contar!

Turma: I2V

Professoras: Tatianne Alves de Campos

Quem pensa que POESIA é coisa só de gente grande, se engana! Não tem idade. O quanto antes melhor!!!A poesia reside no campo das emoções e pode se manifestar- por meio de palavras, cores, imagens e sons. A musicalidade e a rima, presentes na poesia, despertam o interesse das crianças pelas palavras, pelo simples fato de trazer o lúdico e a brincadeira para o universo infantil.

Além do trabalho com diferentes narrativas literárias, o viés poético oportuniza a fantasia, a imaginação, o faz de conta; cria memórias e aprendizagens significativas que as crianças jamais esquecerão.

Escolhi, para desenvolver nesse projeto, a autora Ruth Rocha, pois suas histórias mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamentos, a ousadia e muitas outras coisas mirabolantes, que a gente lê, relê e sempre dão muito o que pensar. Nos livros selecionados da série: “VOU TE CONTAR” - editora SALAMANDRA, há muitos personagens que são bichos, mas todos têm qualidades, defeitos, sentimentos e pensam que nem gente. São parecidos com muitas pessoas que conhecemos. A fantasia e o real estão unidos por muita diversão e humor.

Projeto: Um por todos e todos por um !!!

Turma: I3M

Professoras: Ana Paula Martins da Cunha

Pensando em contemplar a construção do grupo, onde foram observadas semelhanças e diferenças, surgiu o projeto “ Um por todos e todos por um !”

Para a discussão sobre o tema, iremos  adotar a livro “Romeu e Julieta”, da autora Ruth Rocha, onde vamos conhecer duas borboletas diferentes, porém também semelhantes... As duas quebram barreiras e estigmas para brincarem juntas, trazendo a todas as borboletas a possibilidade de conhecer outras borboletas e canteiros de flores diferentes e mostrando que as diferenças podem ser uma possibilidade de conhecer o novo... e viver de forma plena !

Projeto:

Turma: 1V

Professoras: Ana Paula Martins da Cunha

Pensando em contemplar a construção do grupo, onde foram observadas semelhanças e diferenças entre os mesmos e suas necessidades, elencamos o projeto " Uma doce amizade se cultiva com respeito e parceria! ". Como falar de valores éticos e morais na formação de um grupo de crianças de uma forma lúdica, para que todos compreendam o tema abordado e possam utilizá-lo em seu cotidiano? Questões como postura de estudante, esperar sua vez para falar, respeitar o desejo do próximo e compreender que todos nos devemos respeitar regras e combinados... são essenciais tanto em casa, como na escola! Estes assuntos são subjetivos para as crianças e precisam ser abordados de forma lúdica e associados à vida prática. Para que este trabalho aconteça, iniciaremos com algumas surpresas que serão recebidas pelo grupo e elencaremos a literatura "Anita a abelha" (Katia Canton). Na colméia, da abelha-rainha, não há lugar para Anita, uma abelhinha que não sabe fazer mel. O que ela faz é uma guloseima diferente...

Neste contexto o grupo irá estudar as abelhas e toda sua complexidade social e também o mel e suas propriedades... Faremos culinárias, passeios e muito mais !!!

Projeto: Fala Bicharada!

Turma: 2M / 2V

Professoras: Yvelise Torquato /Andreia Toledo

Vivemos um momento de mudança ética nas relações entre humanos e animais, onde novas visões buscam o entendimento por parte dos humanos não só da interdependência entre os seres vivos, mas também da senciência dos animais, ou seja, de sua capacidade de ter sentimentos e emoções. Nesse sentido se amplia  a necessidade de assumirmos nossas obrigações éticas e deveres para com estes seres vivos.

É preciso facilitar as experiências reflexivas críticas, dar suporte para os alunos fazerem suas próprias escolhas de novos modos de ser, ver e agir no mundo. Sendo assim o projeto pretende trabalhar com questões que envolvem Direitos, Bem-Estar, Proteção e Guarda Responsável de Animais, e também acerca do estudo da Zoologia, que é a ciência dedicada ao estudo dos animais no que se refere à sua biologia, genética, fisiologia, anatomia, ecologia, geografia e evolução.

 

Projeto: “Quem sou eu?”

Turma: 3M

Professora: Tatianne Campos

Conhecer sua própria história (identidade / vivências de cada um) - a história do povo brasileiro, a cultura, as contribuições, as memórias e bagagens dos povos que aqui se estabeleceram - é construir a identidade da nossa sociedade. O povo brasileiro é uma mistura de muitos povos.

Neste projeto pretendo ajudar o 3º ano a compreender que somos um povo formado pela mistura de muitas raças e que recebemos as influências socioculturais de muitos lugares do mundo.

 

Projeto: Retratos de nossas vidas

Turma: 3V

Professor: Filipe Gattino

Pensar nas condições de vida no futuro é algo que sempre mexe com o imaginário das pessoas. Como será a evolução das máquinas e da tecnologia nas próximas décadas? Como será o comportamento das pessoas do futuro? Como será que vamos nos relacionar com o meio ambiente no século XXI? Que cidade eu quero deixar para os meus descendentes? Todos esses questionamentos possibilitam um exercício de imaginação, de levantamento de hipóteses e criação de novas perspectivas.

Mas antes de tudo, precisamos analisar os processos históricos que nos trouxeram até aqui. Como chegamos ao ano de 2016 em Florianópolis? Quais os motivos de nossos familiares escolherem a Ilha de Santa Catarina para viver? O que sei sobre os meus pais e avós? O que eles podem contar sobre a Florianópolis do passado? O que podemos dizer sobre a nossa cidade no presente? Como podemos transformar o futuro dos nossos filhos e netos?

O objetivo do projeto “Retratos de nossas vidas” é refletirmos sobre as mudanças e as permanências ocorridas no cotidiano dos nossos familiares e projetar um modo de vida, no qual as próximas gerações possam continuar vivendo em Florianópolis.

 

Projeto: Por trás dos jogos olímpicos. Aquilo que não se vê

Turma: 4M/4V

Professoras: Lucélia Aguiar / Elaine Cristina Rodrigues dos Santos

A ideia deste projeto, se iniciou quando começamos a entrar em contato com as constantes informações que a mídia brasileira tem trazido com relação aos jogos Olímpicos que, neste ano, vão acontecer no Brasil.

Conversando com as crianças, logo percebemos a curiosidade e o interesse das mesmas pelo tema tão noticiado atualmente. A partir daí as ideias foram se expandindo e os questionamentos logo aumentaram. A maioria das perguntas feitas não podiam ser respondidas com aquilo que a mídia noticia e percebemos que precisávamos abordar a questão sob um ponto de vista mais específico.

Quando ouvimos falar em olimpíadas, logo nos vem à cabeça diversas competições onde “vence o melhor”. Questões como: Quem são essas pessoas? Onde vivem? Qual a cultura que estão inseridas? Como e por quê chegaram até aqui? Não podem ser respondidas sem alguma pesquisa e um mergulho na história dessas pessoas e no que demanda ser um atleta olímpico.

Discutir onde surgiu esse evento e como, aos poucos ele foi sendo modificado e se transformou no que é hoje, o que existe por trás desse evento, que não aparece normalmente, serão focos do projeto.

 

Projeto Música - Re-en-cantando a infância

Turmas: 2º ao 4º MV

Professor: Déo Lembá

Este projeto tem a pretensão de trazer para aula de música, as brincadeiras, as cantigas de roda e as histórias que povoam o imaginário infantil. Tem também a intenção de promover o encontro entre o contexto histórico cultural das crianças com a infância dos seus familiares e de suas professoras e professores, na qual tudo isto se fazia presente.

 

Projeto Artes – Aventuras artísticas

Turmas: 1M/1V

Professora: Monique Rodi

Aventurar-se será a regra para os alunos dos 1ºs anos nas aulas de artes nesse projeto. A ideia é resolver desafios artísticos lançados a cada encontro. Brincar de desenhar, experimentar, inventar, aprender e enriquecer o repertório no vai e vem do desenhar e falar sobre o que se produziu.

 

Projeto Artes – Corpo e Arte

Turmas: 2M/2V

Professora: Monique Rodi

Nas crianças, o corpo e o pensamento estão juntos. O corpo comunica e estabelece relações com tudo à nossa volta. As experiências na vida são corporais; nos relacionamos com o mundo por meio das sensações visuais, físicas e auditivas. Ele é também o registro de nossa história e experiências. Conectar o corpo com a prática artística no ateliê é a intenção desse projeto, através de vivências artísticas que tenham o corpo como elemento mobilizador, onde cada criança possa perceber os modos como o corpo está presente em suas ações quando envolvidas em propostas de arte.

 

Projeto Artes – Arte é o bicho! Dos retratos às instalações

Turmas: 3M/3V

Professora: Monique Rodi

O tema “Os Bichos” fazem parte do cotidiano e do imaginário de todas as crianças. Desenvolver uma visão artística de como os animais vem sendo representados por diferentes artistas e épocas e técnicas, refletir sobre a identificação e sobre as diferentes abordagens incorporadas ao tema é a proposta de trabalho nas aulas de Artes no primeiro semestre de 2016 para os alunos dos 3ºanos.

Projeto Artes – “Seu olhar”

Turmas: 4M/4V

Professora: Monique Rodi

A proposta do Projeto “Seu olhar” para os grupos dos 4ºanos será dividido em dois momentos. Um primeiro momento relacionado ao ato de fotografar e suas possibilidades de registro. A partir dos conhecimentos adquiridos sobre o universo da fotografia, a ideia é relacionar com os artistas viajantes de séculos passados - que registravam através de desenhos e aquarelas a fauna, flora e os tipos humanos dos lugares que visitavam. O foco é discutir os diferentes modos de olhar os lugares, combinando a dimensão artística e documental.

Projeto Ciências – Como ajudar os animais em risco de extinção?

Turmas: 5M/5V

Professor: Arthur Ferraz

Investigações sobre diferentes espécies de animais ameaçadas de extinção serão realizadas pelos alunos de forma a favorecer o aprendizado sobre características, comportamentos, hábitos e habitat desses animais, bem como, as possíveis causas que estão levando-os a extinção. À luz das informações que forem coletadas, socializadas e discutidas com a turma, em pequenos grupos, os alunos irão elaborar dioramas (maquetes com paisagens tridimensionais) que representem o ambiente onde vivem uma das espécies investigadas previamente, infográficos para divulgação das informações pesquisadas e, por fim, a criação de uma proposta de intervenção que possa ajudar a reverter o quadro de extinção eminente da espécie com a qual trabalharam.

Projeto: Tempo e Arte

Turmas: 5M/5V

Monique Rodi

Investigar trajetórias de diferentes artistas será o caminho a ser percorrido pelos alunos dos 5ºanos no Projeto Tempo e Arte, com o intuito de desenvolver um percurso pessoal de criação em arte. Momento que possibilitará a cada um dar forma à sua produção, às próprias ideias, vontades, inquietações, questões pessoais, desejos e curiosidades. Ter e entrar em contato com o seu próprio tempo.

Projeto Inglês: English Portfolio

Turma: 6ºanos

Professoras: Marici Truffi

A proposta é que os estudantes tenham uma pasta personalizada com os trabalhos desenvolvidos em cada unidade, contemplando as habilidades de escrita, leitura, criatividade e estética. Assim terão a oportunidade de colocar em prática a sua experiência com o aprendizado da língua através de trabalhos que reflitam a personalidade de cada um.

Os tópicos serão trabalhados previamente em sala, assim como estruturas gramaticais necessárias, modelos de texto e referência de imagens.

Projeto: Mulheres na história do Brasil

Turma: 8os anos

Professora: Danielle Kives

Você conhece alguma mulher que tenha feito parte de um processo histórico do nosso país? Onde estão as mulheres nos livros de história? Como as mulheres organizaram sua luta, por direitos iguais, no nosso país? A partir destes questionamentos, iniciamos o projeto dos 8os anos, que tem por objetivo discutir as relações de gênero na atualidade relacionada com história de mulheres do passado que demonstraram coragem e ímpeto de transformação.

Projeto: Migrantes, Imigrantes e Refugiados: quem somos nós?

Turma: 9os anos

Professora: Danielle Kives

A partir da discussão sobre a crise de refugiados na Europa começamos a construir os conceitos de Refugiado, Migrante e Imigrante. Quem são estes personagens no mundo contemporâneo e em determinados períodos históricos é a proposta de história para este trimestre.

Projeto Fisica: De onde vem a energia elétrica?

Turmas: 9ºanos

Professor: Arthur Ferraz

O projeto, proposto em forma de pergunta, será o ponto de partida e de encerramento dos estudos a serem desenvolvidos pelos alunos das turmas de 9° ano ao longo do 2° trimestre. O objetivo da proposta é estimular a curiosidade sobre tópicos vinculados ao conceito de energia e suas transformações. Com base nas informações coletadas pelos alunos e socializadas com a turma durante as aulas do trimestre letivo, os alunos, em grupos, serão desafiados a construir um texto informativo (infográfico) sobre diferentes usinas geradoras de energia elétrica (e.g., hidrelétrica, termonuclear, eólica etc.). A proposta de tal material é que tenham entendimento sobre vantagens e desvantagens referentes a utilização da usina como fonte geradora de energia a partir de vertentes históricas, políticas, econômicas, bem como dos fatores científicos e tecnológicos que possibilitaram atingirmos o patamar que nossa sociedade se encontra hoje. O infográfico servirá também para que sejam divulgadas as informações coletadas durante a pesquisa. O projeto favorecerá que os alunos desenvolvam entendimentos sobre tópicos vinculados à disciplina de geografia, uma vez que seus produtos abarcarão questões vinculadas a matriz energética, sustentabilidade, ética e geopolítica. Ao final do trimestre, portanto, almeja-se que os alunos sejam capazes de se posicionarem autônoma e criticamente sobre a utilização de recursos naturais para geração de energia elétrica.

Projeto Química e Biologia: Do Micro ao Macro

Turma: 2ºs anos EM

Professores: Charles Petry e Rogério Goudel Júnior

Nada é mais difícil de racionalizar do que tamanhos.

Agora, e se jogarmos números que expressam tamanhos e distâncias, não só pequenas,  como um mosquito ou um átomo de hidrogênio, mas coisas gigantescas, como o tamanho de estrelas massivas, a nebulosa Olho de Gato e até mesmo o Universo? Como fazer, então?

http://htwins.net/scale2/

Microscópios e telescópios modernos geram tanta informação por dia que é impossível para o ser humano compilá-la e condensá-la. Mas um computador consegue encará-la - e é na análise dessa montanha monstruosa de dados que moram respostas para muitas das nossas dúvidas.