Os bichinhos de Jardim estão presentes no cotidiano de nossas crianças - formigas, borboletas, minhocas. E eles ficam admirados sempre os que enxergam!
Quando encontram um “bichinho” fazem muitas perguntas. Muitas vezes pisam nas formiguinhas e correm dos bichinhos que voam! Precisam conhecer estes pequenos animais, para que possam começar a aprender que estes fazem parte da natureza.
Para que nossos pequenos possam explorar nosso meio ambiente e conheçam a função destes seres tão pequenos e importantes para nossas vidas, vamos conhecê-los um pouco mais.
A arte, a música, o movimento, a culinária e a pesquisa farão parte de nosso cotidiano.
Nossa primeira aventura será a surpresa que a abelhinha Anita, trará para o grupo: um delicioso pote de mel e a sua história “Anita a abelha” da autora Katia Canton.
Muitas surpresas estão por vir!
“O Ar que Respiro” consiste em ir à casa de cada uma das crianças da turma , uma vez por semana , plantar uma árvore, simbolizando sua contribuição para um planeta melhor e garantir ar puro para as gerações futuras.
“Brincadeiras além dos tempos”, tem como objetivo resgatar brincadeiras que fizeram parte da infância de nossos pais e avós - que estão esquecidas em algum lugar de suas memórias - e que devem ser trazidas à tona para serem repassadas às novas gerações.
A junção das duas propostas se dá por estarem no espaço familiar, possibilitando a interação entre pais , filhos e amigos.
Muitos aprendizados e novos desafios pela frente! Sair da escola só com as professoras e os colegas , conviver em espaços desconhecidos e públicos sem a presença dos pais, cumprir os combinados fora do espaço escolar, compartilhar seu universo tão particular, sua casa, seu quarto com os colegas e aprender e praticar novas brincadeiras.
Os livros nos levam para muitos lugares e caminhos, nos remetem a muitas sensações. Sentimos medo, alegria, saudade, cheiros e sabores. A literatura proporciona um crescimento interior , leva-nos a viver as mais diferentes emoções , possibilitando compreender nossos próprios sentimentos. No projeto MIL HISTÓRIAS PARA VOCÊS , iremos utilizar o livro “QUE HISTÓRIA É ESSA? Do autor Flávio de Souza que conta novas histórias com personagens de contos antigos. As histórias são várias e muito divertidas, os contos serão explorados nas mais variadas linguagens, o que nos trará grandes desafios de organização e de grupo.
Nesse semestre, emergiu do grupo a ideia de um projeto que envolvesse as observações da natureza (e a ilha é próspera nisso), arte (fotografias, pinturas, desenhos sobre os passeios…), registros ( com imagens e escrita) e a construção um “Pequeno Guia Infantil de alguns lugares especiais da Ilha”...
Fomos elencando alguns lugares para passear\visitar na ilha, além das nossas idas semanais ao espaço transdisciplinar da Escola.
Observar a natureza é “olhar de verdade”, é ver ‘além dos olhos’, é usar a imaginação...Já surgiram perguntas e discussões sobre “por que será as nuvens correm tanto no céu às vezes e outras vezes ficam paradas” ou “como nasce um abacate, de onde ele vem?” . Assim, desta forma (perguntando, levantando hipóteses, confrontando respostas, imaginando o que se ouviu..), descobre-se novos saberes e, de fato, se aprende ‘coisas novas’ e as crianças vão,aos poucos, confrontando saberes e criando argumentações consistentes para defender suas idéias e se colocarem para um grande grupo, sem medo de errar ou de arriscar. Também daremos continuidade e discutiremos diariamente sobre o respeito ao outro e o respeito a natureza, pontos de partida para o nosso trabalho na escola.
Assim, penso contemplar as várias áreas do conhecimento, trabalhando de uma forma que estimula o saber, a curiosidade, amplia o olhar, aumenta o repertório das crianças de uma forma lúdica e séria ao mesmo tempo.
A criação do jogo de Percurso foi o impulso para introduzir os conceitos do ensino da matemática para as crianças do inf 3.
A utilização de materiais concretos, lúdicos e da tecnologia, contribuiu para a eficácia da aprendizagem das crianças através da construção de jogos regras e origens. Na busca por novas informações a turma está viajando por outras culturas espalhadas pelo mundo.
O “Bosko”, um aventureiro nato, não poderia ficar fora deste desafio.
Num evento inusitado, nosso visitante troca de roupa e ganha uma mochila.
Tudo acontece de forma misteriosa… Chegamos e… SURPRESA!!!! Tudo novo!!!
Novidades a vista e dentro da mochila… um livro. Nele um mundo de possibilidades, descobertas, conceitos e aventuras.
A mochila do “Bosko” será o elo entre o lúdico e o real. Fará viagens inusitadas às casas e compartilhará de possibilidades de desapego para que ele “recheie” sua mochila de objetos relacionados a alfabetização ampliando assim sua noção de mundo e interação.
O livro de literatura - “O que cabe dentro da mochila” (Yoo Young-so), será trabalhado através de seu personagem principal, que vive conflitos e desafios quando se depara com a necessidade de fazer escolhas de forma autônoma.
Este projeto tem a intenção de “colecionar histórias” para ampliar o repertório do grupo na linguagem oral escrita e artística.
Através de algumas leituras do livro: VOLTA AO MUNDO EM 52 HISTÓRIAS, colocaremos as crianças em contato com a literatura para que percebam que ler, serve para informar, saber, se divertir e descobrir um universo cheio de informações e curiosidades.
As criações artísticas ilustrarão todo esse processo com belas criações em parceria com a professora Rafaela nas aulas de artes.
Ler é viajar para diferentes mundos e realidades…
É ir e vir através do simples ato de folhear um livro…
É fazer do leitor um viajante do conhecimento e, da leitura, uma aventura instigante e sem ponto de chegada.
As histórias nos fazem refletir sobre o mundo da imaginação e também sobre o mundo que nós vivemos, nos levando a estabelecer relações entre eles. Então formamos nossas opiniões, conceitos e ideias através de vozes diferentes, que percorrem o tempo e espaço.
Diante desses fatos podemos observar a importância da literatura, pois é através dela que se inicia a descoberta, para o conhecimento, para a sabedoria, para a cultura, para a imaginação, para a diversão... e para tudo aquilo que a leitura nos pode proporcionar.
Vamos carimbar nossos passaportes e viajar por esse mundo.
Em tempos muito remotos, os homens aprenderam que as estações do ano influenciavam nos mares, no plantio, nas colheitas e até no humor das pessoas. Um bom exemplo, é a “primavera” que traz o renascimento da flora e da fauna.
Já o “outono” apresenta as mudanças bruscas no tempo, redução de chuvas e até mesmo nevoeiros em algumas regiões. Além disso, das folhas secam e caem, trazendo a concretização de um ciclo que termina
No “verão” energia do Sol é como o próprio fogo, intenso, forte e radiante. E tem ainda o “inverno”, as temperaturas frias e com pouca luminosidade fazem com que as vibrações de todos ao seu redor fiquem baixas.
Este projeto partirá do livro “HISTÓRIA DE UMA FOLHA”, de LÉO BUSCAGLIA que apresenta uma história de grande sensibilidade, maravilhosamente sábia e extraordinariamente simples de uma folha. Como essa folha e suas outras companheiras mudam com a passagem das estações, caindo finalmente ao solo com a neve do inverno, é uma alegria estimulante, ilustrando o delicado equilíbrio do CICLO DA VIDA, inspirado de um aspecto tão sensível da vida real.
Muitos personagens, cenários de tirar o Fôlego e um enredo emocionante. Temos tudo para uma fascinante história, mas como contá-la?
Meiembipe, Ilha de Santa Catarina, Nossa Senhora dos Desterro, Florianópolis, Floripa…
Sim, esse é um lugar especial e sempre em transformação. Terra de sambaquieiros e guaranis, de náufragos e piratas, de desterrados e aventureiros. Ilha de invasões e combates. Terra cobiçada pelo europeu. Ilha da esperança e do recomeço. Terra das misturas e da rica cultura. Ilha dos seres fantásticos. Terra de artistas.
Definitivamente, Ilha da Magia.
Preparem-se!! Abriremos as cortinas para o espetáculo começar.
Temos ouvido falar em diferentes canais de comunicação sobre a infância e seus diversos significados. Discussões sobre os direitos das crianças, criança e consumo são comuns nas academias. Mas será que está sendo fácil para os pequenos, deste século, exercerem a “arte de ser criança”?
Esse projeto tem a intenção de levar as crianças a explorar o mundo infantil com um olhar mais aberto e mais contextualizado. De perceber que - dependendo do modo em que vivem e da cultura local - os hábitos, brincadeiras e costumes, são diferentes para as crianças e que, isto leva a muitas formas de agir, de pensar, de fazer ou não, escolhas. Desta forma, elas poderão avaliar e mesmo questionar suas próprias ações e costumes, a fim de que isso contribua e acrescente conhecimentos para a sua vivência e formação como cidadão.
A partir do projeto realizado no semestre anterior com foco em “Quem sou eu, de onde eu vim?” Surgiu uma demanda das crianças em falar sobre “Quem eu quero ser e para onde eu quero ir?” Perguntas como: Em que mundo quero viver? O que posso fazer para contribuir e melhorar o mundo que vivo? Como minhas escolhas afetam a minha vida e a vida dos outros?, apareceram com bastante intensidade.
Assim surgiu o projeto EU, para compartilhar e discutir algumas possibilidades de respostas para estas perguntas. Com foco na construção de valores, no entendimento das responsabilidades do crescimento e no respeito às diferentes formas de ser e viver , queremos mostrar possibilidades, discutir atitudes e ampliar a visão do que sou e do que posso me tornar.
Livros usados durante o projeto:
Coleção das crianças daqui
Autora: Roberta Asse
Editora: Criadeira livros
Vivemos em uma região costeira. Vamos à praia, aproveitamos os pescados, fazemos trilhas, olhamos o mar. Mas será que conseguimos olhar além?...
Nosso projeto tem por objetivo conhecer esse ambiente, os animais que lá habitam, sua relação com outros ecossistemas e como a interferência humana afeta o equilíbrio necessário para que ele permaneça saudável.
Este projeto coletivo proporcionará momentos de troca e aprendizagens entre as diferentes faixas etárias.
A escolha desse projeto “Poesia concreta: poesia verbi-voco-visual. Uau!“ foi motivada pela potência de criação que a poesia concreta, por sua natureza verbal, vocal e visual, tem. De modo que, cada aluno tem como encontrar uma maneira de se exprimir poeticamente utilizando um ou mais desses elementos.
Produzirão poemas visuais e de verso livre, a partir da visita da exposição “Palavras em movimento” do multi-artista Arnaldo Antunes e do estudo da poesia concreta.
“A obra de arte é a inspiração de alguém transformada em algo que pode nos emocionar, nos prender o olhar e o pensamento.”
As pessoas vem se expressando por meio da arte durante toda a história, portanto tem muito para ver, conhecer e aprender. A partir de diversas atividades lúdicas onde cada aluno leitor fará o papel de um competente detetive, na elucidação de misteriosos e intrigantes casos artísticos. Trata-se de uma série de experiências artísticas que desenvolveram a criatividade e a imaginação para entender a Arte. Eles serão detetives admiradores de arte.
O importante é sentir-se inspirado e compartilhar o prazer de descobrir algo novo. Olhar, explorar, achar coisas familiares e desconhecidas e experimentar diferentes maneiras de fazer arte a cada nova aventura!
No Projeto “Conhecendo Museus” visitamos pessoalmente, virtualmente e através da literatura diferentes museus com o objetivo de identificar como se constrói história, assim como a relação desta construção com as fontes históricas. Neste projeto “visitamos” o livro Mistério do Museu Imperial e Enigma da capela real, exploramos online o Museu do Homem Americano e o Museu Nacional e fomos ao Museu de da UFSC, Museu Cruz e Sousa e Museu Nacional do Mar.
O que é um herói? Os heróis do passado são os mesmos que os do presente? Dos mitos gregos à literatura contemporânea, faremos um pequeno recorte para entender um pouco a respeito do conceito de heroísmo presente nos nossos dias. E será que também podemos ser heróis? O 6º ano vai tentar descobrir!
Somos falantes de um idioma, mas pouco sabemos sobre sua origem e sua história. Além disso, parece um consenso que existe uma forma melhor, mais correta de falar e escrever. Será mesmo? Iremos além do senso comum, observando a língua a partir de uma perspectiva científica.
Dentro da gramática, os estudos morfológicos de classes gramaticais serão finalizados com os pronomes, as conjunções e as preposições na produção de sentido dentro do texto da esfera publicitária, além de analisar os sentidos conotativos da linguagem, com o estudo das figuras de linguagem.
Nesse sentido, a partir da sinestesia e de gêneros da esfera publicitária, estudar-se-á os diferentes produtos que propõem distintas relações de estados sensoriais. No final, os alunos deverão produzir produtos que estabeleçam experiências sinestésicas.
No terceiro trimestre, o trabalho em literatura continuará com o gênero conto, permeando suas características, tipos e estruturas. Após a leitura de O Alienista, de Machado de Assis, e reflexões sobre a loucura e a sanidade, será lido Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe. Assim, a linguagem literária será percebida, agora, dentro da temática do terror e do suspense. Estudar-se-á a influência do autor americano em diferentes veículos cinematográficos, bem como em romances e em outros contistas contemporâneos. No final do estudo, os alunos produzirão um trailer de filme com intertextualidade aos contos presentes em Histórias Extraordinárias.
A partir da leitura do paradidático Revolução Francesa, de Carlos Guilherme Mota, construiremos uma fotonovela baseada na obra citada. Os alunos produziram fotos com representações das principais cenas do texto e acrescentaram imagens, pesquisadas na internet, da França no final do século XVIII. E assim, adentraram no universo da Revolução.
O objetivo do projeto é promover uma discussão sobre a mundialização da economia, apontando os mecanismos criados no cenário do mundo globalizado, na perspectiva de formação de blocos econômicos e agrupamento econômico, como por exemplo o BRICS.
O Projeto “Inventando Moda” vem para incentivar o conhecimento do mundo do Design, seus processos de criação e desenvolvimento. Incluir o design como tema de estudo dentro da sala de aula reflete a preocupação de que o aluno precisa desenvolver o processo (o que fazer, como fazer e por que fazer), além de ser capaz de escolher ferramentas e recursos, comunicar suas ideias e trabalhar em equipe.
Nesse último trimestre a reflexão sobre literatura dar-se-á a partir de sociedades utópicas. Assim, perceber a literatura como possibilidade de imaginação, criação e reflexão sobre o meio social e existencial será fundamental. O filme O Doador de Memórias, de Phillip Noyce e os livros Cidades Invisíveis, de Italo Calvino e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley ancorarão tais leituras e discussões, bem como o reconhecimento dos gêneros resenha, conto e romance.
A tipologia argumentação será analisada em diferentes gêneros discursivos. Primeiro com propagandas, analisando recursos de persuasão, não deixando de relacionar com o contexto político atual de eleição e propaganda eleitoral. Depois com o gênero Medidas Provisórias de Lei, as MPs. Os alunos deverão reconhecer o apelo argumentativo e posicionar-se frente ao texto.
Nessas práticas de leitura, os estudos gramaticais de Orações coordenadas também serão estudadas, principalmente as explicativas e conclusivas.
Em caminhada pelos arredores da Escola, os alunos dos 9os anos perceberam os problemas na acessibilidade à escola. Entendendo que este é um problema da comunidade escolar, propuseram um abaixo assinado e recolheram assinaturas com o intuito de buscar uma solução para o problema.
O material foi encaminhado para os responsáveis, da Prefeitura de Florianópolis, pela fiscalização das calçadas.
Discutir as principais questões que envolvem a problemática ambiental, conhecendo as principais conferências sobre meio ambiente em busca do desenvolvimento sustentável.
A apreciação de obras artísticas é determinante no processo de ampliação de repertório e de referências para a construção da sensibilidade estética e para a ampliação das possibilidades de criação. O Projeto Recriar propõem visitar artistas dos movimentos modernos, reconhecer os elementos formais da arte e sua importância para a história. E a partir dessas inspirações desenvolver criações personalizadas que transmitam uma nova mensagem.
O “projeto Degusta” tornou-se um evento desenvolvido inicialmente nas aulas de química (professor Charles). Com o passar dos anos, outras disciplinas vêm trazendo conceitos e valorizando o projeto.
O projeto, agora em sua 11ª edição, tem como principal desafio criar um produto inédito, agregando ao produto conceitos que vão além da sala, tais como: bioma, extrativismo, composição química, nutricional, receitas, história, publicidade... Além disso, os estudantes precisam desenvolver embalagens, logomarca, textos publicitários e receitas para convencer o possível consumidor do valor do produto.
Os produtos apresentados pelos estudantes no projeto Degusta são experimentados e julgados por gente de “peso”. Procuramos reunir profissionais de diferentes áreas para que avaliem as produções dos estudantes. Nossa ideia é que o produto possa ser olhado sob diferentes óticas, ou seja, não basta que o produto seja saboroso e inédito, mas é preciso ser também bem apresentado, ter um bom material publicitário construído, uma boa embalagem... Enfim, criatividade, originalidade e empreendedorismo não podem ficar de fora.
O Brasil apresenta uma importante contradição no seu espaço rural. A maior parte da produção agrícola brasileira, e aquela com maior retorno financeiro, é realizada pelo grande proprietário de terras e geralmente exportada do país. Em contrapartida, os alimentos que chegam à mesa do brasileiro são produzidos pelo agricultor familiar mesmo com seus obstáculos e dificuldades. Tendo em vista a importância dos alunos do Ensino Médio entenderem essas diferenças e valorizarem o pequeno produtor, a Geografia participará do Projeto Degusta abordando a agricultura familiar e sua importância para as famílias brasileiras. Além disso, a qualidade do alimento sendo consumido pelos brasileiros, devido a grande quantidade de insumos e agrotóxicos também serão foco para compreensão do espaço rural brasileiro.
Até que o produto chegue ao consumidor, é preciso muito planejamento. Nas aulas de Língua Portuguesa, as atividades foram iniciadas com o brainstorming para a elaboração do conceito do produto, desenvolvendo-se posteriormente toda a campanha publicitária. A linguagem pensada anteriormente e utilizada na apresentação do produto definirá o alcance ao público e o direcionamento dos textos publicitários. Cada grupo inspirou suas receitas em uma filosofia de vida, em um conceito diferenciado e um cuidado especial para seus possíveis consumidores: as cores, os formatos, a mistura de ingredientes e as sensações são pontos essenciais que foram trabalhados com afinco na criação da campanha publicitária. O projeto Degusta foi desenvolvido por meio de muito planejamento e feedbacks, e o resultado é a criatividade e inovação dos alunos.