O cotidiano das aulas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental contempla a proposta de projetos de trabalho e neles vão sendo contextualizados os significados e os conceitos propostos para cada disciplina em determinado ano. Nesta proposta os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmos, para tornarem-se ferramentas com o objetivo de compreender e atuar de forma consciente na sociedade em que vivemos.
Como os projetos são dinâmicos e autônomos, os materiais de estudo são organizados conforme o andamento das aulas, com folhas elaboradas pelos professores (a partir de diferentes fontes), orientações para as pesquisas e anotações feitas em sala.
Por isto, a organização é de fundamental importância. Como material extra e opcional a escola indica, todo início de ano, uma bibliografia de apoio. Sua aquisição fica a critério de cada família, visto que este material não é usado em sala, sendo apenas mais um instrumento de estudo e pesquisa extra escolar. Para que este trabalho tenha resultados qualitativos, o número de alunos por turma fica em torno de 35, permitindo, assim, melhor interação entre professores/ alunos e alunos/alunos.
Num cotidiano pedagógico dinâmico, a avaliação é reflexo de discussões constantes, tanto nas assessorias individuais, como nas reuniões pedagógicas. Desde 2003, a Escola adotou a trimestralidade, pois esta permite um desenvolvimento dos trabalhos com mais tempo e mais tranquilidade, adequando-o assim aos projetos de trabalho.
Cada turma tem um professor regente com quem tem uma aula semanal. Neste encontro discutem-se questões de interesse dos alunos, que vão desde interesses próprios da faixa etária até orientações para o estudo e discussões sobre conflitos no grupo. O professor regente também realiza encontros com os pais a fim de encaminhar questões relativas a cada aluno, sendo mais um canal de comunicação entre pais e professores. Estes encontros são agendados via secretaria da escola e podem ser solicitados tanto pelos pais como pela escola, em horários estabelecidos no início de cada ano letivo.