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Perguntas Frequentes F2

Escrito por chag | 21/02/2013

Fundamental 2 – Perguntas Frequentes 

 

1. Qual é o horário das aulas? Como a Escola lida com eventuais atrasos?

Período matutino:
6º e 7º ano - das 7h40min às 12h10min
8º ano – 2ª e 4ª feira – das 7h40 às 13h; 3ª, 5ª e 6ª feira – das 7h40min às 12h10min
9º ano – 3ª e 5ª feira – das 7h40 às 13h; 2ª, 4ª e 6ª feira – das 7h40min às 12h10min

Período vespertino: 6º e 7º ano: das 13h30min às 17h15min

O aluno tem 5 minutos de tolerância para entrar em sala, a partir deste tempo entra na segunda aula. Esta regra só vale para o primeiro período. Nos demais períodos os alunos entram quando têm justificativa da família.

2. Como é o lanche? Os alunos devem levá-lo? Há cantina na escola?
O lanche é individual. Os alunos podem trazer de casa ou adquiri-lo na cantina.

3. Quantos alunos há em cada classe?
35 alunos, no máximo.

4. Como é a grade curricular?

DISCIPLINA 6º ANO 7º ANO  8º ANO  9º ANO
MATEMÁTICA  sim sim sim sim
LÍNGUA PORTUGUESA sim sim sim sim
CIÊNCIAS sim sim sim não
HISTÓRIA sim sim sim sim
GEOGRAFIA sim sim sim sim
FÍSICA não não não sim
QUÍMICA não não não sim
INGLÊS sim sim sim sim
ARTES CÊNICAS sim sim --- ---
ARTES PLáSTICAS  --- --- sim sim
EDUCAÇÃO FíSICA sim sim sim sim
REGÊNCIA  sim sim sim sim
PROJETO TRANSDISCIPLINAR  sim sim --- ---

5. Há outras atividades, além das aulas regulares?
Projeto Transdisciplinar – 6º e 7º ano – obrigatório.

6. Há também atividades extracurriculares?
Oficinas extra curriculares diversas, que são oferecidas no início de cada ano.

7. Como a escola contribui para que o aluno aprenda a estudar com autonomia?
Esta questão é trabalhada por cada professor à medida que está encaminhando sua aula, no desenvolvimento das atividades e nas orientações no momento da marcação das avaliações. Esta questão também é trabalhada pelos professores regentes com exercícios, vivências e organização de cronograma de estudos.

8. Como os pais podem se informar sobre o que os filhos vão estudar e até que ponto devem interferir no estudo dos filhos?
O registro do que deve ser estudado é dado pelo professor coletivamente e registrado pelos alunos no caderno (inclusive pontuando as folhas que deverão estudar). A interferência deve ser na rotina de estudo (local, horário, frequência), no encaminhar refazer de atividades e auxiliá-los fazendo perguntas sobre o que esta sendo estudado.

9. Como os alunos são avaliados? Qual é o peso das provas?
Os alunos são avaliados pela produção em sala (atividades, trabalhos, tarefas feitas, participação oral), pela observação do professor com relação à postura do aluno e por atividades individuais sem consulta (provas). Conceito final é uma síntese desses elementos e pode ser: (E) excelente, (MB) muito bom, (B) bom, (R) regular e (I) insuficiente. As provas têm peso dois e as demais atividades peso 1.

10. Há processo de recuperação?
Trabalhamos com Estudos de Recuperação Trimestral (aulas de revisão e provas de recuperação) no final de cada trimestre e Prova Final no final do ano. 
Os alunos que obtiverem médias parciais trimestrais R (regular) ou I (insuficiente) nas disciplinas serão convocados para as aulas e provas de recuperação trimestral. O conceito tirado na prova de recuperação trimestral substituirá o conceito mais baixo de uma prova do trimestre da disciplina em questão.
O aluno que obtiver média anual R (Regular) ou I (Insuficiente) em uma ou mais disciplinas deverá realizar as Provas Finais.

11. É permitido aos alunos permanecer na Escola após o horário das aulas?

Sim, quando houver trabalho para fazer ou estiverem envolvidos em alguma atividade da escola (produção, estudo, ensaio, etc). A permanência do grupo de alunos na escola deve ser sempre combinada com a coordenação para definição de local de trabalho, quando se fizer necessário.

12. Os alunos usam uniforme? Como a escola lida com o não cumprimento?
O uniforme é a camiseta e o moleton. O aluno pode vir duas vezes ao mês sem uniforme, este controle é feito na entrada da escola. Aluno que não estiver uniformizado pela terceira vez no mês não poderá permanecer na escola.

13. Há saídas, passeios, trabalhos de campo etc.?
Sim. Durante o ano os professores encaminham saídas de estudo conforme o seu planejamento. Estas saídas têm um custo extra (transporte, entrada, alimentação) e são avisadas com pelo menos 48 horas de antecedência. E normalmente uma viagem de formatura para o 9º ano, também com custo extra. Esta viagem acontece no segundo semestre.

14. Com que frequência os alunos lêem livros literários indicados pela Escola?
Os professores de LP desenvolvem projetos de literatura durante o ano e a cada trimestre. A cada trimestre e com cada turma o trabalho se diferencia, podendo ser de círculo do livro (montagem de biblioteca na sala de aula), uso do acervo da biblioteca da Escola, adoção de alguns títulos ou até de um título pela turma.

15. Os alunos recebem tarefa de casa todos os dias?
Sim. Em alguns dias mais e em outros menos. Dependendo do horário daquele dia. Disciplinas com mais aulas semanais têm mais tarefas do que aquelas que têm menos aulas na semana. Tarefa que é dada sempre é socializada, faz parte da aula, ajuda na construção da próxima aula.

16. Como é o material didático? Usam-se livros didáticos ou apostilas?
O material é todo reprografado e entregue aos alunos para montagem dos seus cadernos ou fichários. No início do ano a Escola sugere uma relação de livros didáticos para consulta e auxílio nas tarefas e no estudo. No entanto, a sua aquisição não é obrigatória. O material de estudo do aluno é o seu caderno. Por isso, o tema organização do material também é elemento de discussão e ensino em sala de aula. Livros didáticos são usados na escola como material de coleta de informações e ficam na biblioteca. Estes livros não podem ser retirados devido ao seu grande uso. Adota-se livro didático para a disciplina de Inglês.

17. Como a escola lida com os conflitos entre os alunos? E com a disciplina?
A escola trata inicialmente dentro do espaço da sala com o professor e os envolvidos buscando a solução do mesmo, num segundo momento ocorre a intervenção da coordenação ao tratar com os alunos, após entram os pais neste processo para auxiliar o filho a superar o apresentado. Existe a possibilidade de suspensão das aulas quando este processo todo ocorreu e não houve modificação ou mesmo se o aluno comete uma falta grave (agressão física, depredação, etc). No entanto, cada caso é avaliado, discutido e tomado as devidas providências.

18. Como se dá a comunicação entre pais e escola?
A comunicação se dá via agenda e email. Todos os bilhetes são enviados por estes dois meios. Questões individuais são comunicadas via agenda ou telefone, dependendo do caso.