1. Qual o número de alunos por sala? Quantas turmas de cada série têm na escola?
Do 2º e 3º ano são 25 alunos, no 4º ano são 28 alunos e no 5º ano são 30 alunos*.
No ano de 2015 teremos duas turmas de 2º ano, duas turmas de 3º ano, duas turmas de 4º ano e duas turmas de 5º ano.
2. Qual o horário de entrada e saída? Qual é a tolerância? Qual o procedimento frente aos atrasos? Existem dias em que têm aulas no turno contrário?
Matutino: 7h40min/12h10 min
Vespertino: 13h30min/18h
A funcionária que fica no portão vai marcando o nome dos alunos que chegam atrasados (mais de 10 min) e a coordenação faz encaminhamento na agenda, quando ao atraso se repete muitas vezes (+ de 3) por semana.
Para os 5ºs anos, o aluno pode entrar em sala com até 10min de atraso, sem pedir autorização à coordenação. Após, é encaminhado pela pessoa que está no portão e conforme a situação (médico, exame, etc), entra em seguida; ou aguarda o próximo período.
As turmas de 4º e 5º ano, toda 6ª feira ficam na escola no turno contrário ao de aula para participar do Projeto Transdisciplinar e Ed. Física. Os alunos podem almoçar na escola ou fora da escola com os responsáveis.
3. Qual é a formação dos professores?
Os professores têm curso superior completo ou em andamento.
4. Como é a grade curricular?
As turmas de 2º ao 4º ano, tem um professor para as seguintes áreas do conhecimento: LP, MTM, CIE, ES e professores específicos para Ed. Física, Inglês, H. Conto e Música. As aulas de Artes acompanham o andamento dos projetos junto com a profª de sala, conferindo um olhar mais estético aos projetos, com uma professora de Artes.
As turmas de 5ºs anos têm um professor para cada área do conhecimento: LP, MTM, ES, CIE, ING, H.CONTO, ED. FIS, MUS, ARTES e REGÊNCIA.
5. Existem provas? Como é o sistema de avaliação? O aluno recebe notas?
As provas passam a acontecer a partir do 5º ano, porém como mais um instrumento de avaliação. Esta acontece diariamente em todas as turmas e é processual. O aluno é avaliado em seu processo de aprendizagem, de acordo com critérios estabelecidos pelo professor, que dizem da aprendizagem do aluno e da aprendizagem do grupo. Para as turmas de 2º ao 3º ano, a publicação da avaliação é através de um parecer individual e de um parecer do grupo. Para as turmas do 4º ano, a publicação da avaliação é através de um parecer individual, de um parecer de grupo e de conceitos. Para as turmas do 5º ano, vem através de comentários feitos por cada um dos professores dirigidos ao aluno, um parecer geral, onde é explicitado o que foi trabalhado em cada disciplina e o conceito .
6. Como os educadores lidam com a disciplina? Como são encaminhados os problemas como falta de respeito, brigas entre os colegas, bagunça em sala?
A disciplina em sala de aula é fundamental para que seja possível o trabalho por projetos, já que as problematizações são coletivas, dizem do interesse do grupo e são transformadas em empreitadas coletivas. Todos do grupo são responsáveis pelos encaminhamentos dados ao projeto e isso pressupõe, antes de tudo, organização, disciplina e responsabilidade. Quando ocorre alguma situação de indisciplina, primeiramente o professor encaminha junto ao/os alunos envolvidos, enfatizando os compromissos assumidos. Os 5ºs anos, contam com as aulas de regência para trabalhar as questões de grupo. A forma de encaminhar o trabalho é discutida com a coordenação e outros professores. Quando a situação não se resolve, o aluno é encaminhado à coordenação, que pontua, explicita as regras da escola e se necessário chama os pais para que uma parceria seja estabelecida. É possível acontecer casos de suspensão de alunos das aulas, caso seja avaliado pela coordenação, professores e direção, como necessária.
7. Os alunos têm tarefas? Todos os dias? Qual deve ser a atitude dos pais frente às tarefas?
Os alunos têm tarefas regularmente, de acordo com o combinado por grupo (geralmente todo dia). Os pais devem participar das tarefas dos filhos, tirando dúvidas e organizando com eles uma rotina de estudos. Esta rotina deve ser “cobrada”, pois ainda precisam deste olhar.
8. Como são encaminhados trabalhos de grupo? A escola costuma dar como tarefa trabalhos em que os alunos devem se encontrar fora do horário escolar?
Normalmente, para as turmas de 2º ao 4º ano, os trabalhos em grupo são desenvolvidos na escola, no período de aula. Eventualmente, com combinado prévio com os pais são solicitadas tarefas de grupo extra-escola. Nas turmas do 5º ano, isto já ocorre com maior freqüência.
9. Há saídas para passeios, acampamentos, viagens etc? Com que freqüência?
De acordo com as propostas dos projetos, os alunos fazem saídas de estudos com certa frequência. No mês de outubro, em comemoração ao dia da criança, as turmas de 2º ao 5º ano fazem uma saída de lazer.
10. Os alunos podem escolher o que querem fazer e a hora em que querem estudar?
Não. A rotina da aula é estabelecida pelo professor e discutida com os alunos.
11. Como e por onde se dá entrada e saída dos alunos na escola?
A entrada e saída dos alunos para este segmento se dá pelo portão da rampa.
12. Há atividades extra-curriculares oferecidas pela escola?
Sim. As atividades extra-curriculares são divulgadas no início do período letivo.
13. Como é o lanche? A escola oferece? Há cantina? Como funciona a cantina?
Para as turmas de 2º ao 4º ano, trabalhamos com lanche coletivo, a partir de uma escala e uma orientação de cardápio fornecida pela escola.
Para o 5º ano, os alunos trazem lanche individual e podem, se quiserem, comprar o lanche na cantina da escola.
14. Como é o horário de recreio? Quanto tempo? Quem fica com as crianças nesse horário?
O horário do recreio para o turno matutino é das 9h20min às 9h40min e para o turno vespertino das 16h às 16h20min. As turmas que têm lanche coletivo iniciam o lanche às 9h10min e às 15h50min e têm ainda, após o horário do recreio um tempo de parque livre, que é acompanhado pelo professor. Este tempo vai até no máximo 10h e 17h.
15. Como os pais podem se informar sobre o que os filhos precisam estudar e como ficam sabendo do rendimento?
A cada início de trimestre, os alunos levam em seu caderno uma folha com as intenções de trabalho do professor para este período (projeto e/ou conteúdos) com a bibliografia indicada. Isto é uma referência para os pais. Os professores têm divulgado um horário semanal para atendimento a pais (2º ao 4º), que pode ser usado por solicitação dos pais e/ou professor. Para o 5º ano o professor regente tem esta disponibilidade de horário e os encontros outros professores podem ser agendados com combinação prévia. A coordenação também está à disposição dos pais para conversar.
16. Como é a comunicação casa e escola?
Via agenda do aluno.
17. Há processo de recuperação? Como funciona?
Os alunos têm alguns encontros de reforço/ recuperação ao longo do ano. Dois sábados por semestre e uma semana em Julho.
*A Escola se reserva ao direito de exceder em 10% esse número de alunos em casos especiais, desde que em conformidade com critérios de adequação pedagógica.