A Escola Autonomia oportuniza experiências que têm como objetivo exercitar habilidades e competências do mundo do trabalho. A ideia é que, por meio de projetos específicos, os estudantes possam atuar como protagonistas em situações específicas do mundo do trabalho que os auxiliarão na construção de projetos de vida após a saída da escola.
Queremos que nossos estudantes possam participar de ações que lhes tragam responsabilidade, criticidade e autonomia, favorecendo o desenvolvimento das relações interpessoais e intrapessoais , essenciais na formação de cidadãos.
Com estes propósitos, criamos o COM UM PÉ NA PROFISSÃO. Ao participar dos projetos, o estudante voluntário ganha um certificado emitido pela Escola Autonomia ou pela instituição concedente do espaço para ação voluntária. Cabe salientar que certificados como estes farão uma diferença nos currículos de cada estudante.
Comunicar-se com clareza, ser solícito, gentil, paciente, atento ao outro, ágil e, verdadeiramente, útil: estas são habilidades fundamentais para o atendimento ao público. Poder exercitá-las em situações específicas do Autonomia é o principal objetivo do projeto POSSO TE AJUDAR?.
Os eventos Autonomia são os momentos nos quais recebemos o maior número de pessoas. Na Festa Junina, chegamos a ter um público de cerca de 2000 pessoas. Nossos estudantes conhecem bem o local, a proposta de cada evento e boa parte do público, portanto, nada mais coerente do que oportunizar aos interessados voluntários a experiência de atender às famílias que frequentam nossos eventos.
Estudantes ensinando estudantes. Estudantes aprendendo com estudantes. No projeto EU ENSINO MATEMÁTICA se compartilha saberes. Quem tem facilidade ajuda a quem precisa. E, enquanto ajuda, aprende.
Por meio de grupos de estudos realizados no contraturno, o projeto visa a melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. Os colaboradores são pautado na colaboração, empatia, planejamento, participação, resolução de problemas, linguagem mais próxima e trabalho em equipe,
A escolha dos ensinadores/monitores é feita pelos professores. Para ser ensinador/ monitor, o estudante deve demonstrar comprometimento com o projeto, gostar de compartilhar conhecimento, ter um bom desempenho em matemática, ser responsável e tolerante e estar disponível para comparecer às reuniões de orientação.
O professor responsável promove reuniões periódicas para ajudar os ensinadores/tutores a elaborar as atividades de apoio, sugerir materiais e contribuir no planejamento das atividades de monitoria.
Que profissão escolher? Quais os percursos a serem percorridos para atuar em tal profissão? Como é o mercado de trabalho? Como é o curso em si? Que profissões existirão daqui a 5 ou 10 anos? Quais os formatos? O que os atuais cursos podem oferecer nesse sentido? Estas e outras questões intrínsecas à escolha profissional são discutidas em nosso CIRCUITO DAS PROFISSÕES!
Neste evento, criamos mesas-redondas/rodas de conversa sobre o mundo do trabalho. Em cada roda, participam professores universitários, estudantes de fases iniciais e finais e profissionais da área. São cerca de 30 cursos (profissões) oferecidos para serem explorados pelos alunos da 9ºs e Ensino Médio.
Uma bela oportunidade para perguntar, conhecer curiosidades, experimentar um pouquinho do que vem pela frente! Nossa intenção é semear ideias e possibilidades, ampliar repertórios sobre o mundo do trabalho.