Crianças precisam de incentivo e liberdade para se tornarem leitores. Pensando nisso, o 4M organizou uma pequena biblioteca dentro da sala de aula, com o intuito de intensificar e ampliar o contato dos alunos com os livros de Literatura.
Neste primeiro momento não houve uma preocupação com o tipo de livro de literatura que poderia vir para o acervo da biblioteca, pois era necessário saber o que estava sendo lido fora da escola e o que os alunos estavam curtindo no momento.
Para montar o acervo foi preciso um trabalho de arrecadação de livros. Estes livros teriam que ser interessantes, divertidos e especiais, pois seriam compartilhados com seus colegas.
Depois da organização dos livros, perceberam a necessidade de uma elaboração de regras para o funcionamento da biblioteca, bem como a elaboração de um livro de registro de entrada e saída desses livros.
As leituras acontecem em pequenos grupos ou, conforme vão terminando as tarefas, podem passar alguns minutos por dia lendo e até mesmo levá-los para casa no final de semana. Após as leituras, sentados na roda com esse propósito, são estimulados a um bate papo sobre as leituras e as experiências com seus livros.
Este trabalho será desenvolvido durante todo o ano e serão criadas estratégias para envolver a todos (pais e alunos) na renovação do acervo, que acontecerá de tempos em tempos. A organização dos livros por gêneros literários será outro ponto importante para se trabalhar na nossa biblioteca.
Na próxima etapa do projeto contaremos com a parceria da mãe da Catarina – Andréia Guerini. Especialista no assunto, ela ajudará o grupo na elaboração de critérios de escolha dos novos livros que deverão vir para a nossa biblioteca.
Professora Andréia